CinemaDestaquesFEST 2018Festivais de cinemaNotícias de Cinema14ª edição do FEST chega em junho com muitas novidades

Este verão, o FEST volta a Portugal com uma selecção de mais de duas centenas de filmes que levantam a cortina sobre alguns dos nomes emergentes no cinema mundial, bem como workshops e masterclasses sobre diversas áreas do cinema. FEST, o Festival Novos Realizadores Novo Cinema irá voltar a Espinho com uma selecção de obras em estreia nacional, trabalhos de mais de 50 escolas de cinema do mundo, filmes na praia e um espaço dedicado ao...
Jun 14, 201826 min

Este verão, o FEST volta a Portugal com uma selecção de mais de duas centenas de filmes que levantam a cortina sobre alguns dos nomes emergentes no cinema mundial, bem como workshops e masterclasses sobre diversas áreas do cinema.

FEST, o Festival Novos Realizadores Novo Cinema irá voltar a Espinho com uma selecção de obras em estreia nacional, trabalhos de mais de 50 escolas de cinema do mundo, filmes na praia e um espaço dedicado ao cinema infantil. Em destaque, na edição deste ano, estará a filmografia da Coreia do Norte, Suécia, Japão e Austria.

Ver Também: Asghar Farhadi estará em Espinho na 14ª edição do FEST

O festival, que recebe anualmente várias figuras de topo no âmbito das várias áreas de cinema (da fotografia à realização, do casting à produção), vira o holofote sobre os artistas convidados na actividade Training Ground, que este ano nos traz o cineasta iraniano Asghar Farhadi, o cineasta americano Roman Coppola e a editora italiana Gabriella Cristiani.

FEST

A competir pelo Lince de Ouro estarão:
  • Winter Brothers, a primeira longa do islandês Hlynur Palmason;
  • Blue My Mind, estreia nas longas de ficção de Lisa Brühlmann;
  • Mobile Homes, de Vladimir Fontenay;
  • Photon, de Norman Leto;
  • I’m not a Witch, a primeira longa de Rungano Nyoni;
  • Killing Jesus, de Laura Morna; Blockage, de Mohsen Gharaei;
  • Lemonade, a estreia de Ioana Uricaru nas longas de ficção.

 

Há também ainda os documentários:
  • Sand and Blood, de Matthias Krepp e Angelika Spangel;
  • The Celebration – Das Impreza, de Alexandra Wesolowski;
  • Lupo, de Pedro Lino.

O FEST também incorporará o FESTinha, uma secção infanto-juvenil dedicada às famílias; o Grande Prémio Nacional, uma competição nacional de curtas-metragens; e o NEXXT, um prémio para obras de novos realizadores a saírem das faculdades.

 

Nas atividades não competitivas há duas secções:
  • Flavours of the World, que dá destaque ao cinema japonês, austríaco e sueco;
  • Be Kind Rewind, o ponto de entrada num dos locais mais isolados do mundo: a Coreia do Norte.

Além disso, haverá ainda o Pitching Forum, onde estarão mais de vinte projectos que se habilitarão a ganhar apoios de produção em casas europeias como a Goldcrest ou a ENVY.

O FEST 2018 ocorrerá entre 18 e 25 de junho. Os passes gerais já estão à venda.

Pedro Cruz

Pedro Cruz

Amante de tudo o que afaste o tédio, incluindo cinema, TV, desenho, trabalhos manuais, leitura e escrita. Mestrado em Eng. Electrotécnica e de Computadores e proficiente na arte da procrastinação.