2017 chegou ao fim e a equipa do Cinema Pla’net votou nos melhores filmes do ano. Dos EUA à Coreia do Sul, há filmes para todos os gostos.

15. Wind River (90 pontos)

Uma nova agente do FBI, Jane Banner, junta forças com um caçador local atormentado pelo passado para investigar um homicídio ocorrido numa remota Reserva de Nativos Americanos. Com o decorrer da investigação, Jane espera conseguir vingar a morte da vítima, uma jovem rapariga.

Realização: Taylor Sheridan
Elenco: Elizabeth Olsen, Jeremy Renner, Graham Greene
Estreou a 17 de Agosto

14. mãe! (120 pontos)

A relação de um casal é colocada à prova quando recebem hóspedes que não convidaram e que interrompem as suas tranquilas existências.

Realização: Darren Aronofsky
Elenco: Jennifer Lawrence, Javier Bardem, Michelle Pfeiffer
Estreou a 21 de Setembro

13. Guardiões da Galáxias – Vol. 2 (130 pontos)

Os Guardiões devem lutar para manter a sua família recém-descoberta unida, enquanto tentam desvendar o mistério do verdadeiro parentesco de Peter Quill.

Realização: James Gunn
Elenco: Chris Pratt, Zoe Saldana, Kurt Russell
Estreou a 25 de Abril

12. Baby Driver: Alta Velocidade (150 pontos)

Baby, um jovem e talentoso condutor, especialista em fugas em assaltos, confia na batida da sua banda sonora pessoal para ser o melhor. Quando encontra a miúda dos seus sonhos, Baby vê nela a oportunidade de deixar para trás a sua vida de crime e sair de forma airosa desse universo. No entanto, ao se ver coagido a trabalhar para um chefe do crime, e quando um golpe condenado ameaça a sua vida, o seu romance e a sua liberdade, ele terá de optar pela música certa…

Realização: Edgar Wright
Elenco: Ansel Elgort, Lily James, Jamie Foxx
Estreou a 3 de Agosto

11. Planeta dos Macacos: A Guerra (190 pontos)

César e os seus companheiros são forçados a entrar em confronto mortal com um exército de seres humanos liderados por um Coronel implacável. Depois de sofrer perdas inimagináveis, César luta com seus instintos mais obscuros e entra numa missão para vingar a sua espécie. À medida que a viagem chega ao fim, César e o Coronel confrontam-se numa batalha épica que determinará o destino das suas espécies e do futuro do planeta.

Realização: Matt Reeves
Elenco: Andy Serkis, Woody Harrelson, Steve Zahn
Estreou a 13 de Julho

10. Mulher Maravilha (230 pontos)

Antes de ser a Mulher-Maravilha, era Diana, a princesa das Amazonas, treinada para ser uma guerreira invencível. Criada numa ilha paradisíaca protegida do mundo exterior, é quando um piloto americano que cai nas suas águas e fala sobre o enorme conflito que acontece no mundo, Diana deixa a sua casa, convencida que pode parar essa ameaça. A combater ao lado de homens numa guerra para acabar todas as guerras, Diana irá descobrir a capacidade máxima dos seus poderes… e o seu verdadeiro destino.

Realização: Patty Jenkins
Elenco: Gal Gadot, Chris Pine, Robin Wright
Estreou a 1 de Junho

9. Logan (240 pontos)

No futuro, um exausto Logan, escondido na fronteira Mexicana, cuida do adoentado Professor X. Mas as tentativas de Logan para se esconder do mundo e do seu próprio legado, acabam quando uma jovem mutante chega, sendo perseguida por forças obscuras.

Realização: James Mangold
Elenco: Hugh Jackman, Patrick Stewart, Dafne Keen
Estreou a 2 de Março

8. Foge (250 pontos)

Agora que Chris e a sua namorada Rose chegaram ao ponto da relação em que se apresenta a família, ela convida-o a passar o fim de semana em casa dos seus pais, Missy e Dean. À primeira vista, Chris vê o comportamento excessivamente condescendente da família como tentativas nervosas de lidar com o relacionamento inter-racial da filha, mas com o avançar do fim de semana, uma série de descobertas, cada vez mais perturbadoras, levam-no a uma verdade que ele nunca poderia imaginar…

Realização: Jordan Peele
Elenco: Daniel Kaluuya, Allison Williams, Catherine Keener
Estreou a 4 de Maio

7. Manchester by the Sea (300 pontos)

A vida de um solitário servente de Boston é irreversivelmente transformada quando ele regressa à sua cidade natal para cuidar do sobrinho adolescente que ficou recentemente orfão. A história comovente dos Chandlers, uma família de classe trabalhadora que vive há várias gerações numa vila piscatória de Massachusetts, do poder do amor familiar, do sentido de comunidade, do sacrifício e da esperança humana.

Realização: Kenneth Lonergan
Elenco: Casey Affleck, Michelle Williams, Lucas Hedges
Estreou a 5 de Janeiro

6. A Criada (310 pontos)

Na Coreia da década de 1930, durante o período da ocupação japonesa, uma rapariga, Sookee, é contratada como criada de uma herdeira japonesa, Hideko, que leva uma vida isolada numa enorme propriedade rural ao lado de um tio dominador, Kouzuki. Mas a criada guarda um segredo: ela é uma ladra recrutada por um impostor, que se faz passar por um conde japonês, para o ajudar a seduzir a senhora e convencê-la a casar com ele em segredo, roubar-lhe a fortuna e trancá-la num manicómio. O plano parece decorrer sem sobressaltos até Sookee e Hideko descobrirem emoções inesperadas.

Realização: Chan-wook Park
Elenco: Min-hee Kim, Jung-woo Ha, Jin-woong Jo
Estreou a 30 de Março

5. IT (350 pontos)

Após o desaparecimento misterioso de algumas crianças na cidade de Derry, no Maine, um grupo de pré-adolescentes é confrontado com os seus maiores medos quando inicia um confronto com o maquiavélico palhaço Pennywise, cujo historial de crimes e violência tem origem há séculos.

Realização: Andrés Muschietti
Elenco: Bill Skarsgård, Jaeden Lieberher, Sophia Lillis
Estreou a 14 de Setembro

4. La La Land: Melodia de Amor (380 pontos)

Ao chegar a Los Angeles, Sebastian, pianista de jazz, conhece a atriz principiante Mia. Apaixonam-se perdidamente um pelo outro. E enquanto procuram oportunidades de carreira na competitiva cidade vivem com a esperança de que o seu relacionamento funcione na perfeição.

Realização: Damien Chazelle
Elenco: Ryan Gosling, Emma Stone, John Legend
Estreou a 26 de Janeiro

3. Moonlight (450 pontos)

Uma história de ligações humanas e autodescoberta, o relato da vida de um jovem afro-americano desde a sua infância até à idade adulta, acompanhando a sua luta por encontrar um lugar no mundo à medida que cresce num bairro empobrecido de Miami. O filme é um retrato vital da vida contemporânea da comunidade afro-americana ao mesmo tempo que é uma meditação intensamente pessoal sobre identidade e uma obra revolucionária que reflete com grande compaixão e verdades universais.

Realização: Barry Jenkins
Elenco: Mahershala Ali, Naomie Harris, Janelle Monaé
Estreou a 2 de Fevereiro

2. Dunkirk (470 pontos)

Centenas de milhares de tropas britânicas e aliadas a serem cercadas por tropas inimigas. Encurralados na praia, de costas para o mar, enfrentam uma situação impossível à medida que o inimigo se aproxima.

Realização: Christopher Nolan
Elenco: Kenneth Branagh, Tom Hardy, Mark Rylance
Estreou a 20 de Julho

1. Blade Runner 2049 (560 pontos)

K, um novo blade runner, oficial da LAPD, desvenda um segredo há muito enterrado que pode potencialmente mergulhar no caos o que resta da sociedade. A descoberta de K leva-o numa missão para localizar Rick Deckard, um antigo blade runner da LAPD, desaparecido há 30 anos.

Realização: Denis Villeneuve
Elenco: Ryan Gosling, Harrison Ford, Ana de Armas
Estreou a 5 de Outubro