A ativista sueca de 16 anos para o clima, Greta Thunberg, é o tema central de um documentário em preparação e que tem provisoriamente o título de “Greta“. Este será um documentário original que deverá estrear na Hulu em 2020.

“Greta” é produzido por Cecilia Nessen e Frederik Heinig através da B-Reel Films e contará na realização com  Nathan Grossman. Em agosto de 2018, Greta Thunberg, uma estudante de artes sueca com 15 anos dá início a uma greve às aulas a favor do clima e dando conta das inúmeras alterações extremas a que o planeta tem vindo a estar cada vez mais exposto!

Publicidade

Na altura, Greta perguntava aos adultos porque é que não se importavam com o seu futuro na terra, e se assim era, porque haveria ela de se importar com o seu futuro e percurso na escola?

Dentro de meses, aquela que começou por ser uma greve local acabaria por se tornar num movimento global e Greta, a sossegada rapariga sueca com síndrome de Asperger, tornar-se-ia uma famosa ativista a nível mundial.

A equipa por detrás de “Greta”, o documentário, tem seguido Thunberg desde a altura da greve na escola ainda em Estocolmo até aos seus passos em direção ao parlamento e os enormes protestos internacionais.

Vê também: Documentário sobre Anthony Bourdain a caminho

O documentário dará conta da sua missão para fazer o mundo perceber a urgência da crise do clima e de acordo com fontes junto da Deadline, que avança com a notícia em exclusivo, a Hulu embarcou no projeto há pouco tempo e tem estado envolvida nos bastidores enquanto se ultimam os acordos.

Greta Thunberg foi recentemente nomeada Pessoa do Ano pela revista Time, a figura mais jovem a conseguir tal feito. Tornou-se ainda um nome habitual ao longo das suas turnés pelo mundo, tendo passado por Portugal a caminho da cimeira do clima em Madrid.

Greta encontrou-se com líderes mundiais e falou na Cimeira para o Clima das Nações Unidas, em Nova Iorque. O seu discurso nas Nações Unidas trouxe-lhe atenção internacional e as suas interações com o presidente Trump tornaram-se virais.

Thunberg tem recebido o apoio de figuras como Michelle Obama e foi acolhida por inúmeros famosos de Hollywood, contando com Arnold Schwarzenegger, Leonardo DiCaprio e Woody Harrelson entre o grupo de seguidores.

“Greta”, o documentário, junta-se assim ao conjunto de documentários da Hulu focados em histórias relevantes do ponto de vista cultural e sobre as experiências humanas, uma lista que inclui: “Minding The Gap”;”Ask Dr. Ruth”; “Hillary”.