3 Filmes para ver no Dia Internacional da Paz

Tabela de Conteúdo

Hoje sugerimos 3 filmes que são exemplos de homens que decidiram dedicar a sua vida em prole da Paz. Por entre a história da humanidade a cultura da Paz é um objetivo, conseguido sempre através de resiliência de homens e mulheres que lutaram por mundo melhor.

Mandela: Longo Caminho para a Liberdade (2013)

Realizador: Justin Chadwick

Mandela – Longo Caminho para a Liberdade

Baseada na autobiografia do presidente sul-africano Nelson Mandela (Idris Elba), esta é a história desde a sua infância até ao seu encarceramento durante 27 anos, para se tornar no primeiro presidente eleito democraticamente na África do Sul. Uma história de resiliência, da reconstrução de um país segregado e da vida de um dos homens que hoje é um exemplo.

Razão para ver: Para apreciadores de biografias cronologicamente corretas, este filme dá-nos a conhecer a vida de Nelson Mandela.

Gandhi (1982)

Realizador: Richard Attenborough

Gandhi
Gandhi

Vencedor de 8 óscares, a vida de Mohandas Karamchand Gandhi é interpretada por Ben Kingsley, que ficou reconhecido pela sua performance. Retrata a história do líder do movimento de independência não-violento da Índia contra a Índia britânica, durante o século XX. A colonização do território indiano pelo Império Britânico, com controlo político e domínio militar é o cenário deste filme.

Razão para ver: A cinematografia e a figuração deste filme transportam-nos para a Índia do século XIX. Só para a cena do funeral foram usados cerca de 300 mil figurantes, que ficou registado no “Guiness World Of Records” como o recorde.

Sete anos no Tibete (1998)

Realizador: Jean-Jacques Annaud

Sete anos no Tibete

Baseado no livro biográfico de Heinrich Harrer (Brad Pitt), um alpinista austríaco, que tinha como objetivo escalar Nanga Parbat, o 9º pico mais alto do mundo. Foi feito prisioneiro pelos ingleses após o início da Segunda Guerra até que conseguiu fugir e foi recebido em Lhasa, Tibete, como exilado de guerra. Aí conhece uma realidade nova, que molda a sua percepção do mundo e, consequentemente, personalidade. Tornou-se professor de Dalai Lama (Jamyang Wangchuk) e seu confidente.

Razão para ver: Localizações e cenários de tirar a respiração. Tal como todos os ensinamentos e a transformação espiritual e ideológica da personagem principal.

O que achaste? Segue-nos @cinema_planet no Instagram ou no @cinemaplanetpt Twitter.

Partilha este artigo: