5 curiosidades sobre The Conjuring

Tabela de Conteúdo

Lançado no dia 19 de setembro de 2013 e 9 de junho de 2016 respetivamente, The Conjuring 1 e 2 foram dirigidos por James Wan para a produtora Warner Bros. Esta saga que marcou o cenário dos filmes de terror está cheia de curiosidades. Por isso, antes da estreia de The Conjuring 3, apresento:

5 Factos Interessantes Sobre The Conjuring

1. É um dos filmes de terror com maior sucesso de bilheteira de todos os tempos

The Conjuring teve um orçamento de mais de US $ 20 milhões para ser realizado, contudo, conseguiu recuperar logo esse valor em quase 16 vezes para se tornar num dos filmes de terror mais lucrativos de todos os tempos. Outro facto interessante é que este foi o primeiro filme de terror depois de Van Helsing, de 2004, a arrecadar mais de US $ 300 milhões em todo o mundo e o quinto de maior sucesso dos filmes de terror na história dos EUA. Mas o seu maior feito é estar colocado entre os dez filmes com maior sucesso de bilheteira de todos os tempos.

2. Alcançou o maior fim de semana de abertura para um filme de terror original classificado para menores

Outro recorde que The Conjuring bateu foi nos primeiros 3 dias após a sua estreia no cinema. Assim, o filme conseguiu arrecadar um total de $ 41,9 milhões de dólares, superando em muito as expectativas iniciais que eram de $ 30-35 milhões de dólares. Terminou assim à frente de outras estreias naquele dia, tais como Red 2, Turbo e RIPD. Este número também foi o mais elevado para um filme de terror classificado para menores, ultrapassando o recorde anterior que pertencia a The Purge, que tinha feito um total de $ 34,1 de dólares milhões dois meses antes.

3. Originalmente o filme tinha outro nome

Antes de o filme receber o nome de The Conjuring, tinha-lhe sido atribuído outros dois nomes. O primeiro foi The Untitled Warren Filed Project, quando ainda Farmiga, Wilson, Ron Livingstone e Lili Taylorforam tinham sido escolhidos para o filme. O segundo era The Warren Files, que foi uma sugestão do diretor James Wan. Algum tempo depois é que a produção decidiu dar o nome que todos hoje conhecemos: The Conjuring.

Numa entrevista de 2010 ao Vulture sobre Insidious, Wan admitiu que não era particularmente preciso sobre os títulos dados aos seus filmes. “Não se surpreenda se eles disserem: ‘Precisamos de arranjar um título simples’, e chamar-lhe algo como Escuridão ou algo mais fácil. O que eu compreendo, porque ‘insidioso’ não é uma palavra que muitas pessoas usam, infelizmente, apesar de ser uma palavra tão fixe. Se eles inventam um título muito melhor do que Insidious, então eu sou a favor. Mas se não o fizerem, vou defendê-lo e dizer: ‘Rapazes, isso é um título de merda'”.

4. Os atuais donos da casa do filme processaram os produtores

O casal em questão, Norma Sutcliffe e Gerald Helfrich, viveram nesta casa, supostamente, com bastante atividade paranormal durante 25 anos. Mas após decidirem fazer um filme sobre os acontecimentos ocorridos nessa casa, voltou-se a falar dela e o casal viu-se a viver numa espécie de atração turística. Como é obvio, isto trouxe algumas consequências negativas para o casal e para a casa tais como ameaças de violência, atos de vandalismo e o facto de colocarem à porta da casa objetos de culto satânico. Posto isto, o casal decidiu processar o realizador James Wan, o estúdio Warner Bros e vários outros produtores, devido ao facto de não terem sido avisados sobre a realização do filme.

5. A produção do filme foi assombrada por acontecimentos assustadores

É preciso ter muita coragem para enfrentar e fazer um filme sobre uma história paranormal que aconteceu na vida real. Por isso, muitos dos atores, produtores e até mesmo o próprio realizador, tiveram que ganhar coragem para enfrentar alguns acontecimentos assustadores que aconteceram durante as gravações.

James Wan revelou que numa noite, enquanto trabalhava no guião, o seu cão adotado começou a olhar e a rosnar agressivamente para uma parte da sala vazia. Já os irmãos Hayes relatam que as suas conversas telefónicas com Lorraine Warren foram assombradas por ruídos estranhos e estática, sendo frequentemente cortadas por completo.

Mas não ficamos por aí. Após a família Perron visitar o estado da Carolina do Norte, a mãe Carolyne admitiu que começou a sentir uma estranha presença, como aquela que sentiu durante vários acontecimentos reais durante os anos 70. Por causa disso, um dia teve uma queda em casa e teve que se deslocar ao hospital mais próximo. Durante essa viagem, a família inteira diz ter sentido uma aragem fresca que soprava através do cenário, sendo que nada em volta se movia.

Vocês teriam coragem de participar num filme de terror baseado em factos verídicos? Eu sinceramente não, devido a poder existir ou não atividade paranormal durante as gravações, mas admiro bastante os atores que o fazem.

De todas as curiosidades mencionadas em cima, quais são aquelas que vocês já conheciam e quais as que não conheciam? Quais são as vossas preferidas? Deixem abaixo nos comentários.

The Conjuring 4 Estreia em Portugal?

Em não existe uma data de lançamento, mas as mais recentes notícias apontam que The Conjuring 4 irá estrear também em Portugal, como já habitual acontecer sempre que sai um filme da saga. Acredita-se que o filme poderá estrear ainda em 2024 ou 2025.

Se gostaste deste artigo, deves ler também:

Espero que tenham gostado!

O que achaste? Segue-nos @cinema_planet no Instagram ou no @cinemaplanetpt Twitter.

Partilha este artigo: