Com a mudança da paisagem cultural norte-americana e os múltiplos protestos desde há duas semanas, a Academia anunciou várias mudanças nos Óscares.

Publicidade

Depois de serem anunciados os novos governadores da Academia do Cinema incluindo a realizadora Ava DuVernay (“Selma”, “When They See Us”), a diretora de casting Debra Zane (“Beleza Americana”, “Ocean’s 11”) e a maquilhadora Linda D. Flowers (“The Hunger Games”, “Velocidade Furiosa 7”), num total que conta com um recorde 26 mulheres e 12 não-caucasianos, a Academia anunciou agora mais mudanças.

Quando em 2010 os Óscares passaram de 5 para 10 nomeados a Melhor Filme, a mudança foi para incluir filmes vistos pelo grande público que geralmente costumam ficar de fora das cerimónias. No entanto, a partir de 2012 a categoria passou a variar entre 5 e 10 nomeados e em vez de mais blockbusters, passou a ter mais indies e ‘Oscar bait’.

É agora retomada a política de 10 nomeados fixos para Melhor Filme, numa tentativa de voltar a aumentar a diversidade, mas também a inclusão. A decisão entrará em vigor com os nomeados de 2021, ou seja, na cerimónia que decorrerá a 27 de Fevereiro de 2022.

A plataforma de streaming da Academia, vai ser atualizada para que quem vota nos Óscares tenha um acesso mais imediato e durante todo o ano aos filmes candidatos às estatuetas.

Também foram alterados os termos de eleição dos governadores da Academia, sendo que ao contrário de um limite de 3 termos consecutivos de 3 anos e a possibilidade de ser reeleito após um ano de intervalo, agora só se pode ser eleito governador num período máximo de 12 anos divididos num máximo de 2 termos consecutivos com possibilidade de recandidatura após dois anos de intervalo.

Haverá ainda um conjunto de palestras apresentadas pela atriz Whoopy Goldberg, intituladas “Academy Dialogue: It Starts With Us”, para promover a diversidade e a inclusão não só nas nomeações mas nos filmes produzidos pelos estúdios.

Existem ainda rumores de que a Academia já decidiu adiar a próxima cerimónia de 28 de Fevereiro de 2021 para uma nova data no final de Março ou início de Abril.