Do pior para o melhor: Os filmes da saga Alien

Tabela de Conteúdo

Novas formas de vida e uma atmosfera asfixiante são dois dos trunfos com que “Alien” conquistou muitos fãs, para além de ter criado também uma nova forma de fazer terror.

A saga “Alien” é composta por seis filmes, sendo que metade pertence ao mesmo realizador: Ridley Scott. O original, “Alien – O 8º Passageiro”, de 1979, foi seguido de três filmes. Mais tarde, o mesmo realizador concebeu outros dois filmes que servem de prequelas ao original.

Para dar continuidade a esta já bem famosa saga, estão pensados mais dois filmes. Ridley Scott pretende fazer mais um filme para ligar “Prometheus” e “Alien: Covenant” ao seu filme original, previsto para chegar aos cinemas no próximo ano.

Alien

Vê também a nossa crítica do filme “Rampage – Fora de Controlo”

Outro realizador que persegue já há alguns anos a ideia de poder contribuir com mais um novo filme sobre este mundo é Neill Blomkamp. Neste filme estaria previsto o regresso daquela que é a protagonista dos primeiros quatro filmes, assim como de toda a saga e de todo este mundo, Sigourney Weaver.

Os filmes “Alien vs. Predador” e “Alien vs Predador – Requiem” contêm a personagem ou a ideia central deste mundo, porém não participam nesta saga, sendo considerados dois filmes independentes. O reconhecimento obtido, assim como a qualidade que ambos apresentam, é escasso, considerando-se dois fracassos a nível cinematográfico.

Percorre a galeria para ficares a conhecer quais os filmes preferidos para o Cinema Pla’net.

Alien: o Regresso (1997)

Alien

Sinopse: Duzentos anos após a morte de Ellen Ripley, esta volta a ganhar vida como um poderoso clone humano, continuando a sua eterna batalha contra as criaturas alienígenas. Junto com uma outra tripulação, Ripley pretende evitar que os aliens atinjam o planeta Terra.

Seguindo a ordem cronológica no que toca ao lançamento dos filmes, este adquire o quarto posto. Não tem qualquer semelhança com todos os outros que compõem a saga, não só os filmes que se antecederam, como aqueles que saíram depois. Numa forma mais crua de analisar a situação, esta longa-metragem foi apenas feita pela reputação que os outros filmes alcançaram.

Realizador: Jean-Pierre Jeunet

Alien 3 – A Desforra (1992)

Alien

Sinopse: Ellen Ripley, numa prisão de alta segurança, constatou que se sucederam alguns acontecimentos estranhos logo após a sua chegada, apercebendo-se que levou um visitante indesejado com ela.

O terceiro filme a ser feito, primeiro da filmografia de David Fincher, fica bem longe da qualidade dos seus antecessores. Tendo presente a humilde ideia de querer dar continuação a dois grandes filmes, conseguindo assim alcançar o término de uma boa trilogia, de ressalvar que o desfecho não foi o mais esperado devido à falta de qualidade que este filme detém. O desvio do rumo que o argumento apresenta, em comparação com os dois filmes anteriores, estará na principal causa disso mesmo.

Realizador: David Fincher

Prometheus (2012)

Alien

Sinopse: Seguindo pistas sobre a origem da humanidade, uma equipa de investigadores encontra uma estrutura numa lua distante. Contudo, rapidamente percebem que não estão sozinhos.

A origem do mundo “Alien” ficou aquém das expectativas, não conseguindo trazer a essência desse mesmo mundo de volta ao grande ecrã. O filme aborda outros estilos, que não os verificados anteriormente: aventura e mistério. Consegue sim criar o ponto de partida ideal, para poder chegar da melhor forma onde se começou esta saga.

Realizador: Ridley Scott

Alien: Covenant (2017)

Alien

Sinopse: A tripulação de uma nave, com destino a um planeta remoto, descobre um paraíso inexplorado, mas com uma ameaça que vai além da sua imaginação.

A prequela da futura prequela do original. Ridley Scott consegue, com este filme, ainda que bem longe em termos qualitativos do que apresentou em “Alien, o Oitavo Passageiro”, dar sólidos passos em frente para a ligação que pretende fazer com o seu filme original. Apesar do terror e das cenas com uma boa dose de suspense, o filme apresenta algumas momentos em que lhes é bastante difícil decifrar o intuito.

Lê a crítica do filme AQUI.

Realizador: Ridley Scott

Aliens, o Recontro Final (1986)

Alien

Sinopse: Ellen Ripley é resgatada por uma equipa de salvamento depois de permanecer em hibernação durante 57 anos. A lua visitada pela Nostromo, nave em que Ripley se encontrava no filme original, foi colonizada. O contacto foi perdido. Desta vez, a nova tripulação conta com outras armas para combater as criaturas alienígenas, mas isso poderá não ser suficiente.

A essência do filme mantêm-se, mudando um pouco o estilo com que é apresentada. A sequela do filme original, para além de terror, acrescenta muita ação. O filme, não superando o primeiro, consegue igualá-lo no que à qualidade diz respeito.

Realizador: James Cameron

Alien, o Oitavo Passageiro (1979)

Alien

Sinopse: No espaço, a tripulação da Nostromo interceta uma transmissão de origem desconhecida. Saindo da sua rota que os levaria até casa, a tripulação desloca-se até ao local de onde recebeu a transmissão. Ao encontrar um ninho de ovos no interior de uma nave, os tripulantes exploram maior detalhe essa mesma nave. Aí, um organismo ataca um dos tripulantes, deixando-o em coma. Este é levado para a Nostromo e aí começa uma verdadeira batalha de sobrevivência.

O filme original é completamente asfixiante. Realizado de uma forma fabulosa, jogando muito com o desconhecido, suscita arrepios e provoca um suspense de uma forma magistral, nunca antes vista, sem mostrar por muito vezes a peça que causa tanto terror, o Alien.

Realizador: Ridley Scott

O que achaste? Segue-nos @cinema_planet no Instagram ou no @cinemaplanetpt Twitter.

Partilha este artigo:
Translate »