“Duna”, de 1984, está muito longe de ser um dos pilares do cinema de David Lynch. No entanto, a Legendary Pictures aprovou a ideia de um remake em 2017.

Em fevereiro de há 2 anos, Denis Villeneuve foi confirmado como realizador da adaptação moderna da aventura de ficção científica protagonizada pela inglesa Francesca Annis e pelo americano Leonardo Cimino, hoje septuagenária e falecido, respetivamente. No início de 2018, o canadiano responsável por “Blade Runner 2049” anunciou que a ideia será adaptar o livro original homónimo de 1965, do americano Frank Herbert, em duas partes.

Em maio, o primeiro guião, da autoria de Eric Roth (“Assim Nasce Uma Estrela”), Jon Spaihts (“Prometheus”) e do próprio Villeneuve, estava terminado. A ideia do realizador será a de manter maior parte das ideias da série literária original (composta por 6 romances) e concretizar “a ambição de fazer um filme de “Star Wars” que nunca ninguém viu, um “Star Wars” para adultos”.

Vê também: Polar – Mads Mikkelsen em novo filme da Netflix
Duna
Denis Villeneuve

Em Julho do ano passado, o americano e atual estrela de Hollywood Timothée Chalamet (“Chama-me pelo Teu Nome”) foi confirmado no protagonismo, vestindo a pele de Paul Atreides, um dos personagens mais importantes nos livros, interpretada por Kyle MacLachlan no filme dos anos 80. Este trata-se de um jovem habitante de futuro longínquo cuja família assume controlo de um planeta deserto chamado Arrakis. Depois de Paul e os pais serem traídos, a história explora temas como política, religião e a relação do Homem com a Natureza, numa jornada de rebelião e restauração da estabilidade no universo.

Duna
Timothée Chalamet

Posteriormente, a sueca Rebecca Ferguson (“Missão: Impossível – Fallout”) juntou-se ao projeto para interpretar a Lady Jessica, seguindo-se o diretor de fotografia Greig Fraser (“Foxcatcher”) no passado mês de Dezembro. A entrada mais recente é a então do ex-wrestler e atual carismática cara do Universo Cinematográfico da Marvel, o americano Dave Bautista, conhecido por interpretar Drax em “Guardiões da Galáxia” e pelo reconhecido recente trabalho em “Blade Runner 2049” e “Artemis: Hotel de Bandidos”. O seu personagem é ainda desconhecido, todavia.

“Dune” não tem ainda qualquer data de início de produção ou de estreia, tanto nos Estados Unidos como em Portugal.