Do pior para o melhor filme da franquia “Homem-Aranha”

Tabela de Conteúdo

Homem-Aranha, muito provavelmente o super-herói mais acarinhado pelo público fã, não só da Marvel, mas do mundo das bandas-desenhadas em geral.

A franquia “Homem-Aranha” começou em 2002 com o filme com o mesmo nome de Sam Raimi (“O Plano”, “O Dom”).

Vê também: Do pior para o melhor – A filmografia de Sam Mendes

Filme esse que marcou não só a personagem, mas também aqueles que viriam a ser os futuros filmes de super-heróis, mais especificamente os da Marvel.

Homem-Aranha.

Posteriormente à trilogia criada pelo realizador norte-americano, surgiram outras abordagens do super-herói, uma delas inserida no gigantesco Universo Cinematográfico da Marvel e, mais recentemente, uma versão animada que explora outras realidades.

O Fantástico Homem-Aranha 2: O Poder de Electro (2014)

Sinopse: Quando Nova Iorque é cercada pela Oscorp, cabe então ao Homem-Aranha salvar a cidade que ele jurou proteger.

A sequela do reboot é considerado o pior filme da saga. A segunda longa-metragem d’“O Fantástico Homem-Aranha” apresenta um vilão que carece de qualidade, para além de não se notar qualquer evolução na personagem principal, revelando-se apenas mais do mesmo.

Realizador: Marc Webb

Homem-Aranha 3 (2007)

Sinopse: Uma estranha entidade negra de outro mundo une-se a Peter Parker, causando distúrbios, não só na sua vida, como na de terceiros, enquanto o herói enfrenta novos e perigosos vilões.

“Homem-Aranha 3” não faz jus à qualidade apresentada pelos dois filmes anteriores, concluindo assim uma das trilogias mais inovadoras do cinema da pior maneira, com uma obra pobre, onde apresenta uma personagem querida entre os fãs, um Venom, que ficou muito aquém das expectativas.

Realizador: Sam Raimi

O Fantástico Homem-Aranha (2012)

Sinopse: Depois de Peter Parker ser picado por uma aranha geneticamente modificada, ganha poderes recém-descobertos e atravessa diversas aventuras para resolver o mistério da morte dos seus pais.

“O Fantástico Homem-Aranha” veio trazer uma brisa, mas muito leve, que não foi suficiente para refrescar o ar abafado deixado pela longa-metragem que concluiu a trilogia original. Ao ser uma história diferente, não corre o risco de ser uma cópia, contudo acaba por beneficiar quase em exclusivo dessa abordagem, falhando em muitos aspetos técnicos.

Realizador: Marc Webb

Homem-Aranha: Regresso a Casa (2017)

Homem-Aranha

Sinopse: Peter Parker tenta levar a sua vida o mais normal possível, entre a escola e o seu super-herói, enquanto na mesma altura existe uma nova ameaça na cidade de Nova Iorque.

Da realização de Homem-Aranha: Regresso a Casao que fica é que, tendo em conta a inclusão da personagem no Universo Cinematográfico da Marvel, e a presença no filme “Capitão América: Guerra Civil”, foi uma tarefa muito bem conseguida. Com um cariz mais leve do que todos os outros, o retorno do super-herói revela-se próximo daquilo que pode ser considerado um puro comic-book movie.

Realizador: Jon Watts

Homem-Aranha (2002)

Homem-Aranha

Sinopse: Posteriormente a ser picado por uma aranha geneticamente modificada, um jovem ganha novas habilidades que farão dele um super-herói depois de uma tragédia recair sobre a sua família.

Este é o filme original que dá o mote para aquela que é uma trilogia competente, com um início e um meio muito bons e um final paupérrimo. Foi, sobretudo a partir desta obra de Sam Raimi, que se começou a apostar forte nos filmes de super-heróis.

“Homem-Aranha” esteve nomeado para duas estatuetas douradas, nas categorias de Som e Efeitos Visuais.

Realizador: Sam Raimi

Homem-Aranha 2 (2004)

Homem-Aranha

Sinopse: Peter Parker, o homem-aranha, combate um brilhante cientista, o Dr. Otto Octavius, que se revela um temível vilão, enquanto se depara com diversos problemas na sua vida pessoal.

O segundo filme de toda a franquia é aquele que, em modo live-action, arrecada mais elogios e é o único galardoado com um prémio que distingue o que melhor se faz na sétima arte.

“Homem-Aranha 2” ganhou um Óscar da Academia na categoria de Efeitos Visuais, conseguindo ainda arrecadar duas outras nomeações para melhor mistura e edição de som.

Realizador: Sam Raimi

Homem-Aranha: No Universo Aranha (2018)

Homem-Aranha

Sinopse: Um jovem torna-se o Homem-Aranha da sua realidade, depois de cruzar-se com cinco outros super-heróis de outras dimensões, com vista a impedir uma ameaça que irá afetar todas as realidades.

“Homem-Aranha: No Universo Aranha” é um excelente filme de super-heróis e uma animação completamente fora de série. Numa abordagem diferente, com novas personagens, o filme revela-se assim uma obra muito consistente e inovadora.

“Homem-Aranha: No Universo Aranha” ganhou um Óscar na 91ª edição dos famosos prémios, na categoria de filme de animação.

Realizadores: Bob Persichetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman

O que achaste? Segue-nos @cinema_planet no Instagram ou no @cinemaplanetpt Twitter.

Partilha este artigo: