Cinema Destaques

O adeus a Bibi Andersson, a atriz de Bergman

  • Abril 16, 2019
  • 2 min read
O adeus a Bibi Andersson, a atriz de Bergman

Faleceu aos 83 anos a eterna atriz dos filmes de Ingmar Bergman, a sueca Bibi Andersson, conhecida pelos seus papéis em “Persona” e “O Sétimo Selo”, segundo informação veiculada pelo jornal de Estocolmo Aftonbladet.

A sua morte foi confirmada pelo seu porta-voz Martin Frostberg, segundo informação veiculada pela Associated Press.

Em declarações ao jornal Aftonbladet, a realizador e amiga da atriz Christina Olofsson confessava a sua tristeza pela partida de Bibi, apesar de já ser esperada, tendo em conta o seu estado de saúde atual.

Bibi Andersson havia sofrido um ataque de coração em 2009 enquanto vivia em França com o marido Gabriel Mora Baeza. Voltou à Suécia para cuidados hospitalares e acabaria por ficar numa casa de repouso desde então.

Andersson interpretou diversas personagens em filmes clássicos de Ingmar Bergman, tornando-se conhecida pela sua participação, nos anos 50, nomeadamente, em “O Sétimo Selo” e “Morangos Silvestres”.

Bibi Andersson

Continuaria a trabalhar nos anos 60, 70 e décadas subsequentes e pelo menos até 2007, com papéis em cerca de 50 filmes, tais como “Persona”, “O Amante” e “Cenas da Vida Conjugal”.

Em 1963, no 13º Festival Internacional de Cinema de Berlim, Bibi ganhou o Urso de Ouro de melhor atriz pelo seu papel no filme de Vilgot Sjöman “Älskarinnan”.

Vê também: Snu – Uma vontade de ajudar a mudança

Em 1968, haveria de ser nomeada para prémio de melhor atriz estrangeira nos BAFTAs pelos seus papéis em dois filmes: “Persona” e “Minha irmã, meu amor”.

About Author

Cátia Santos

Sou apaixonada pelo cinema e pela escrita mas a minha primeira paixão foi a História. Em cada uma destas paixões estou como quando respiro e quero continuar a respirar assim.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *