Lista de FilmesMatérias EspeciaisO Melhor da Década no Cinema Português: Papéis Principais

Com os anos '10 prestes a terminar, o Cinema Pla'net destaca o melhor da década. Neste artigo, os melhores papéis principais de atores portugueses.
Miguel Revel Miguel RevelDez 30, 2019

2012

Vítor Norte

Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus
personagem: Aristides de Sousa Mendes
de: João Correa & Francisco Manso
com: Carlos Paulo, João Nunes Monteiro, Leonor Seixas

Com a invasão de França pelas tropas nazis, dezenas de milhares de refugiados começam a formar-se junto do consulado português em Bordéus, na esperança de aí obterem um visto para Portugal. Obrigado a respeitar a circular de Salazar que determinava a proibição expressa de concessão de vistos a quaisquer refugiados judeus, Sousa Mendes viveu, então, um terrível dilema: se concedesse vistos, arriscava a carreira diplomática e o sustento da sua família; se não o fizesse, todos aqueles milhares de pessoas teriam como destino os campos de concentração nazis.

Dalila Carmo

Florbela
personagem: Florbela Espanca
de: Vicente Alves do Ó
com: Ivo Canelas, Albano Jerónimo, Anabela Teixeira

Num Portugal atordoado pelo fim da I República, Florbela separa-se de forma violenta de António. Apaixonada por Mário Lage, refugia-se num novo casamento para encontrar estabilidade e escrever, mas a vida de esposa na província não é conciliável com sua alma inquieta. Não consegue escrever nem amar. Ao receber uma carta do irmão Apeles, oficial da Aviação Naval e de licença em Lisboa, Florbela corre em busca de inspiração perto da elite literária que fervilha na capital. Na cumplicidade do irmão aviador, Florbela procura um sopro em cada esquina: amantes, revoltas populares, festas de foxtrot e o Tejo que em breve verá o irmão partir num hidroavião.

Ver Também: Matthew McConaughey em destaque no novo trailer de “The Gentlemen”

Pages: 12345678910