Previsões para os nomeados aos Óscares 2018

Tabela de Conteúdo

Todos os anos o Cinema Pla’net apresenta as suas previsões para os Óscares. Este ano a luta pelo Óscar de Melhor Filme é mais alargada e imprevisível.

Este artigo, ainda antes das nomeações serem reveladas, será atualizado a 23 de Janeiro quando a corrida aos Óscares ficar restringida aos contemplados com nomeações.

Melhor Filme

“A Forma da Água”

O ano passado tudo se resumia a “La La Land: Melodia de Amor” e “Moonlight”, numa luta pelo Óscar de Melhor Filme que durou até ao último segundo. Este ano, a situação é totalmente diferente. O humor negro e os temas de “Três Cartazes à Beira da Estrada” levaram a uma vitória nos Globos de Ouro, “A Forma da Água” do visionário Guillermo Del Toro venceu os Critics Choice Awards.

“Lady Bird” tem o apoio feminino de uma Hollywood pós-Weinstein, “Foge” representa a América pós-Trump, “Dunkirk” é um retrato incrível da 2ª Guerra Mundial, “The Post” é crucial na luta pela liberdade de imprensa e até “Chama-me Pelo Teu Nome” é um candidato forte pela sua abordagem à adolescência e homossexualidade.

Nomeação praticamente garantida:

A Forma da Água
Três Cartazes à Beira da Estrada
Lady Bird
Foge
Dunkirk

Grande probabilidade:

The Post
Chama-me Pelo Teu Nome

Probabilidade moderada:

A Hora Mais Negra
Mudbound – As Lamas do Mississípi
The Florida Project
Linha Fantasma

Probabilidade reduzida:

Um Desastre de Artista
Amor de Improviso
Eu, Tonya
Jogo da Alta-Roda

Possível surpresa:

Todo o Dinheiro do Mundo
Mulher Maravilha
Blade Runner 2049

Praticamente fora da corrida:

Hostis
O Grande Showman
Pequena Grande Vida
Detroit
Logan
Star Wars: Os Últimos Jedi
Planeta dos Macacos: A Guerra
IT
Stronger: Força de Viver
Vitória e Abdul
Batalha dos Sexos
mãe!
Roman J. Israel, Esq.

Melhor Realização

Saoirse Ronan e a realizadora Greta Gerwig em “Lady Bird”

Neste momento a maior dúvida é se Jordan Peele e Greta Gerwig serão nomeados. Caso não o sejam, a vitória de Guillermo Del Toro está praticamente garantida. Christopher Nolan não é muito amado pela Academia, nunca tendo sido nomeado ao Óscar de Melhor Realizador. Martin McDonagh tem mais hipóteses na categoria de Melhor Argumento Original. Uma grande surpresa nas nomeações seria Ridley Scott por decisões bem tomadas e uma luta contra o tempo bem sucedida em “Todo o Dinheiro do Mundo”, quando substituiu Kevin Spacey por Christopher Plummer a um mês da estreia do filme.

Nomeação praticamente garantida:

Guillermo Del Toro, “A Forma da Água”
Christopher Nolan, “Dunkirk”
Martin McDonagh, “Três Cartazes à Beira da Estrada”

Grande probabilidade:

Jordan Peele, “Foge”
Greta Gerwig, “Lady Bird”

Probabilidade moderada:

Steven Spielberg, “The Post”
Luca Guadagnino, “Chama-me Pelo Teu Nome”

Probabilidade reduzida:

Joe Wright, “A Hora Mais Negra”
Dee Rees, “Mudbound – As Lamas do Mississípi”
Craig Gillespie, “Eu, Tonya”
Michael Showalter, “Amor de Improviso”
James Franco, “Um Desastre de Artista”

Possível surpresa:

Sean Baker, “The Florida Project”
Paul Thomas Anderson, “Linha Fantasma”
Ridley Scott, “Todo o Dinheiro do Mundo”
Patty Jenkins, “Mulher Maravilha”
Denis Villeneuve, “Blade Runner 2049”
Aaron Sorkin, “Jogo da Alta-Roda”

Praticamente fora da corrida:

Alexander Payne, “Pequena Grande Vida”
Kathryn Bigelow, “Detroit”
Scott Cooper, “Hostis”
David Gordon Green, “Stronger: Força de Viver”
Darren Aronofsky, “mãe!”

Melhor Ator Principal

Gary Oldman em “A Hora Mais Negra”

Até ao início de Janeiro muitos especulavam que Timothée Chalamet poderia ultrapassar Gary Oldman depois de ter arrecadado inúmeros prémios das mais variadas associações de críticos. No entanto, chegados os grandes prémios, Gary Oldman está a vencer tudo pelo seu retrato poderoso de Winston Churchill.

Relativamente aos outros nomeados, James Franco pode ser nomeado mesmo apesar das acusações de comportamento sexual abusivo, uma vez que as votações decorrem entre 5 e 12 de Janeiro e as acusações só tiveram um impacto maior nos media a partir de dia 9 quando a maioria das pessoas já tinha submetido os seus votos. Tom Hanks que noutros tempos teria uma nomeação garantida, nos últimos anos tem sido colocado de parte por desempenhos de excelência em filmes como “Capitão Phillips”, “Milagre no Rio Hudson” e “Ao Encontro de Mr. Banks”. O mesmo acontece com Jake Gyllenhaal que constantemente tem sido afastado dos Óscares mesmo com grandes performances em filmes como “Nightcrawler”, “Prisioneiros” e “Animais Noturnos”.

Nomeação praticamente garantida:

Gary Oldman, “A Hora Mais Negra”
Timothée Chalamet, “Chama-me Pelo Teu Nome”

Grande probabilidade:

Daniel Day Lewis, “Linha Fantasma”
James Franco, “Um Desastre de Artista”

Probabilidade moderada:

Tom Hanks, “The Post”
Daniel Kaluuya, “Foge”

Probabilidade reduzida:

Christian Bale, “Hostis”
Kumail Nanjiani, “Amor de Improviso”
Jacob Tremblay, “Wonder: Encantador”

Possível surpresa:

Denzel Washington, “Roman J. Israel, Esq.”
Jake Gyllenhaal, “Stronger: Força de Viver”
Robert Pattinson, “Good Time”
Jamie Bell, “As Estrelas Não Morrem em Liverpool”

Praticamente fora da corrida:

Harry Dean Stanton, “Lucky”
Hugh Jackman, “O Grande Showman”
Jeremy Renner, “Wind River”
Matt Damon, “Pequena Grande Vida”
Woody Harrelson, “LBJ”
Andy Serkis, “Planeta dos Macacos: A Guerra”

Melhor Atriz Principal

Frances McDormand em “Três Cartazes à Beira da Estrada”

Anteriormente um empate a três, a cada cerimónia de prémios Frances McDormand aumenta a vantagem relativamente a Saoirse Ronan e Margot Robbie. As restantes nomeações devem ir para Sally Hawkins e Meryl Streep, apesar de uma de duas poder ser substituída por Jessica Chastain ou até mesmo Michelle Williams, que já foi nomeada ao Globo de Ouro, e agora sabe-se que recebeu apenas 1000$ pelas refilmagens de “Todo o Dinheiro do Mundo” quando o ator secundário Mark Wahlberg recebeu 1.500.000$ pelo mesmo tempo, ambos representados pela mesma agência.

Nomeação praticamente garantida:

Frances McDormand, “Três Cartazes à Beira da Estrada”
Saoirse Ronan, “Lady Bird”
Margot Robbie, “Eu, Tonya”

Grande probabilidade:

Sally Hawkins, “A Forma da Água”
Meryl Streep, “The Post”

Probabilidade moderada:

Jessica Chastain, “Jogo da Alta-Roda”
Annette Bening, “As Estrelas Não Morrem em Liverpool”
Judi Dench, “Vitória e Abdul”

Probabilidade reduzida:

Emma Stone, “Guerra dos Sexos”
Vicky Krieps, “Linha Fantasma”
Helen Mirren, “The Leisure Seeker”

Possível surpresa:

Gal Gadot, “Mulher Maravilha”
Michelle Williams, “Todo o Dinheiro do Mundo”
Diane Kruger, “Uma Mulher Não Chora”

Praticamente fora da corrida:

Kate Winslet, “Roda Gigante”
Jennifer Lawrence, “mãe!”
Zoe Kazan, “Amor de Improviso”
Brooklyn Prince, “The Florida Project”
Daniela Vega, “Uma Mulher Fantástica”
Carey Mulligan, “Mudbound: As Lamas do Mississípi”

Melhor Ator Secundário

Willem Dafoe em “The Florida Project”

Desde a apresentação de “The Florida Project” no Festival de Cannes que Willem Dafoe era o vencedor definitivo do Óscar de Melhor Ator Secundário. 8 meses depois Sam Rockwell pode roubar-lhe o Óscar pelo seu desempenho formidável em “Três Cartazes à Beira da Estrada”, tal como Mark Rylance ultrapassou Sylvester Stallone há dois anos. As restantes nomeações podem ser uma dobradinha de “Chama-me Pelo Teu Nome” com Armie Hammer e Michael Stuhlbarg, uma dobradinha de “Três Cartazes…” se Woody Harrelson também conseguir uma nomeação, ou uma dobradinha de “A Forma da Água” se a Academia surpreender com nomeações para Richard Jenkins mas também para Michael Shannon. Christopher Plummer está cada vez mais próximo de ser nomeado por um trabalho impecável em tão curto espaço de tempo e sem tempo de preparação.

Nomeação praticamente garantida:

Sam Rockwell, “Três Cartazes à Beira da Estrada”
Willem Dafoe, “The Florida Project”

Grande probabilidade:

Armie Hammer, “Chama-me Pelo Teu Nome”
Christopher Plummer, “Todo o Dinheiro do Mundo”

Probabilidade moderada:

Woody Harrelson, “Três Cartazes à Beira da Estrada”
Michael Stuhlbarg, “Chama-me Pelo Teu Nome”
Richard Jenkins, “A Forma da Água”

Probabilidade reduzida:

Michael Shannon, “A Forma da Água”
Idris Elba, “Jogo da Alta-Roda”
Ray Romano, “Amor de Improviso”
Jason Mitchell, “Mudbound: As Lamas do Mississípi”

Possível surpresa:

Steve Carell, “Guerra dos Sexos”
Mark Rylance, “Dunkirk”
Ben Mendelsohn, “A Hora Mais Negra”

Praticamente fora da corrida:

Dustin Hoffman, “The Meyerowitz Stories (New and Selected)”
Patrick Stewart, “Logan”
Tracy Letts, “Lady Bird”
Kevin Costner, “Jogo da Alta-Roda”
Mark Wahlberg, “Todo o Dinheiro do Mundo”
Harrison Ford, “Blade Runner 2049”
Mark Hamill, “Star Wars: Os Últimos Jedi”
Sebastian Stan, “Eu, Tonya”
Bob Odenkirk, “The Post”

Melhor Atriz Secundária

Allison Janney em “Eu, Tonya”

Duas mães lutam pela vitória, talvez três se Holly Hunter também for nomeada. A vantagem está do lado de Allison Janney que tem recebido mais prémios ultimamente depois de Laurie Metcalf ter sido a mais premiada pelas associações de críticos. Mary J. Blige é a grande dúvida por “Mudbound, mas Tiffany Hadish pode surpreender com uma nomeação pela grande comédia deste verão nos EUA (ainda inédita em Portugal) “Girls Trip” à la Melissa McCarthy em “Bridesmaids”.

Nomeação praticamente garantida:

Allison Janney, “Eu, Tonya”
Laurie Metcalf, “Lady Bird”

Grande probabilidade:

Hong Chau, “Pequena Grande Vida”
Octavia Spencer, “A Forma da Água”

Probabilidade moderada:

Mary J. Blige, “Mudbound: As Lamas do Mississípi”
Holly Hunter, “Amor de Improviso”

Probabilidade reduzida:

Lesley Manville, “Linha Fantasma”
Lois Smith, “Marjorie Prime”

Possível surpresa:

Tiffany Hadish, “Girls Trip”
Melissa Leo, “Novitiate”
Kristin Scott Thomas, “A Hora Mais Negra”

Praticamente fora da corrida:

Bria Vinaite, “The Florida Project”
Julianne Moore, “Wonderstruck: O Museu das Maravilhas”
Tatiana Maslany, “Stronger: Força de Viver”
Carrie Fisher, “Star Wars: Os Últimos Jedi”
Sarah Paulson, “The Post”
Rosamund Pike, “Hostis”
Michelle Williams, “O Grande Showman”

Outras Categorias

“Foge”

Melhor Argumento Original

Principais candidatos:

Três Cartazes à Beira da Estrada
Lady Bird
Foge
A Forma da Água

Algumas possibilidades:

Amor de Improviso ; The Post ; A Hora Mais Negra ; Linha Fantasma

Melhor Argumento Adaptado

Principais candidatos:

Chama-me Pelo Teu Nome
Um Desastre de Artista

Algumas possibilidades:

Jogo da Alta-Roda ; Mudbound – As Lamas do Mississípi ; Wonder: Encantador ; Todo o Dinheiro do Mundo ; Mulher Maravilha ; The Beguiled

Melhor Montagem

Principais candidatos:

Dunkirk
A Forma da Água
Foge

Algumas possibilidades:

Baby Driver – Alta Velocidade ; Blade Runner 2049 ; The Post ; Três Cartazes à Beira da Estrada

“Blade Runner 2049”

Melhor Fotografia

Principais candidatos:

Blade Runner 2049
Dunkirk

Algumas possibilidades:

A Forma da Água ; Chama-me Pelo Teu Nome ; The Beguiled ; Mudbound – As Lamas do Mississípi ; A Hora Mais Negra

Melhor Direção Artística

Principais candidatos:

Blade Runner 2049
Dunkirk
A Forma da Água

Algumas possibilidades:

A Bela e o Monstro ; A Hora Mais Negra ; Um Crime no Expresso do Oriente ; Linha Fantasma ; O Grande Showman

Melhor Guarda-Roupa

Principais candidatos:

Linha Fantasma
A Bela e o Monstro

Algumas possibilidades:

O Grande Showman ; A Forma da Água ; A Hora Mais Negra ; The Beguiled ; Mulher Maravilha ; Vitória e Abdul

Melhor Caracterização

Principais candidatos:

A Hora Mais Negra
Eu, Tonya
Guardiões da Galáxia – Vol 2

Restantes candidatos:

Wonder: Encantador ; Bright ; Ghost in the Shell – Agente Secreta ; Vitória e Abdul

“Dunkirk”

Melhor Edição de Som

Principais candidatos:

Dunkirk
Blade Runner 2049
Star Wars – Os Últimos Jedi

Algumas possibilidades:

Baby Driver – Alta Velocidade ; Planeta dos Macacos: A Guerra ; A Forma da Água ; Mulher Maravilha ; Foge

Melhor Mistura de Som

Principais candidatos:

Dunkirk
A Forma da Água
Blade Runner 2049

Algumas possibilidades:

Star Wars – Os Últimos Jedi ; Baby Driver – Alta Velocidade ; O Grande Showman ; A Bela e o Monstro ; Mulher Maravilha ; Planeta dos Macacos – A Guerra

Melhores Efeitos Visuais

Principais candidatos:

Planeta dos Macacos – A Guerra
Blade Runner 2049

Restantes candidatos:

Star Wars – Os Últimos Jedi ; Valerian e a Cidade dos Mil Planetas ; Guardiões da Galáxia – Vol. 2 ; Okja ; Dunkirk ; A Forma da Água ; Kong: Ilha da Caveira ; Alien: Covenant

Melhor Orquestração

Principais candidatos:

A Forma da Água
Linha Fantasma

Algumas possibilidades:

Dunkirk ; The Post ; Blade Runner 2049 ; Star Wars – Os Últimos Jedi ; Três Cartazes à Beira da Estrada ; A Hora Mais Negra

“Chama-me Pelo Teu Nome”

Melhor Canção Original

Principais candidatos:

‘Remember Me’, “Coco”
‘This is Me’, “O Grande Showman”
‘The Mystery of Love’, “Chama-me Pelo Teu Nome”

Algumas possibilidades:

‘Evermore’, “A Bela e o Monstro” ; ‘Mighty River’, “Mudbound – As Lamas do Mississípi” ; ‘Never Forget’, “Um Crime no Expresso do Oriente” ; ‘Stand Up for Something’, “Marshall” ; ‘It Ain’t Fair’, “Detroit” ; ‘I Don’t Wanna Live Forever’, “As Cinquenta Sombras Mais Negras” ; ‘The Star’, “A Estrela de Natal” ; ‘Home’, “Ferdinando”

Melhor Filme Estrangeiro

Principais candidatos:

O Quadrado
Foxtrot
Uma Mulher Não Chora

Restantes candidatos:

Uma Mulher Fantástica ; Loveless ; Corpo e Alma ; The Insult ; Félicité ; The Wound

Melhor Filme de Animação

Principais candidatos:

Coco
A Paixão de Van Gogh

Algumas possibilidades:

The Breadwinner ; Lego Batman – O Filme ; Ferdinando ; Mary and the Witch’s Flower ; The Boss Baby ; Carros 3 ; Capitão Cuecas – O Filme

“Visages/Villages”

Melhor Documentário

Principais candidatos:

Visages/Villages
Jane

Restantes candidatos:

City of Ghosts ; Last Men in Aleppo ; Icarus ; Uma Sequela Inconveniente: Verdade ao Poder ; LA 92 ; Human Flow ; Chasing Coral ; Ex Libris ; Abacus ; One of Us ; Long Strange Trip ; Unrest ; Strong Island

Melhor Curta-Metragem

Principais candidatos:

DeKalb Elementary
The Silent Child
Watu Wote / All of Us

Restantes candidatos:

The Eleven O’Clock ; Rise of a Star ; Facing Mecca ; Icebox ; Witnesses ; Lost Face ; My Nephew Emmett

Melhor Curta-Metragem de Animação

Principais candidatos:

In a Heartbeat
Dear Basketball
Cradle

Restantes candidatos:

Negative Space ; Lou ; Lost Property Office ; Fox and the Whale ; Life Smartphone ; Revolting Rhymes ; Garden Party

Melhor Curta-Metragem Documental

Principais candidatos:

Heaven is a Traffic Jam on the 405
Edith+Eddie
116 Cameras

Restantes candidatos:

10 Meter Tower ; Alone ; Heroin(e) ; Kayayo: The Living Shopping Baskets ; Ram Dass, Going Home ; Traffic Stop ; Knife Skills

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