A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou as listas com os pré-selecionados para os Óscares em dez categorias. Apresentamos a lista das obras selecionadas para Melhor Filme EStrangeiro.

Estes são os 10  filmes que se encontram pré-selecionados para entrarem na corrida ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. A lista inclui (os já esperados):  “Parasitas”, de Bong Joon Ho (realizador de “Okja”), e também “Dor e Glória”, do autor conhecido autor de obras como “Fala com Ela” e “A Pele Onde Eu Vivo”, e também atual presidente do Festival de Cannes, Pedro Almodóvar.

Ver também: Tom Cruise está de volta no novo TRAILER de “Top Gun: Maverick”

Infelizmente, de fora ficou o representante português. A longa-metragem de Tiago Guedes, “A Herdade”, não alcançou a lista dos 10 finalistas, ficando assim Portugal, uma vez mais, sem conseguir colocar um filme no top cinco escolhido pelos representantes da Academia.

Esta foi assim, a 36ª vez que Portugal indicou um representante. De entre os filmes mais sonantes que foram a concurso estão as obras “Sangue do Meu Sangue”, de João Canijo, “Linhas de Wellington”, de Valeria Sarmento, e, mais recentemente,  São Jorge” de Marco Martins.

Apresentamos a lista com os 10 finalistas ao Óscar de melhor filme estrangeiro. A lista com os derradeiros 5 é divulgada no dia 13 de janeiro.

-“The Painted Bird” (República Checa)

-“Those Who Remained” (Hungria)

-“Parasitas” (Coreia do Sul)

-“Honeyland” (República da Macedónia do Norte)

-“Dor e Glória” (Espanha)

-“Les Misérables” (França)

-“Corpus Christi” (Polónia)

-“Atlantics” (Senegal)

-“Beanpole” (Rússia)

-“Truth and Justice” (Estónia)