Agora que a poeira assentou, uma análise às surpresas e omissões desta corrida aos Óscares, que iniciou oficialmente a partir do passado 15 de Março.

Publicidade

Do Melhor Filme às Curtas-Metragens, vamos explorar o que foi e o que podia ter sido, nas nomeações às estatuetas douradas.

Melhor Filme

Nenhuma surpresa nesta categoria, apenas o facto de termos voltado a 8 nomeados dos 10 possíveis. De destacar que este é o último ano neste modelo. Nos próximos Óscares já haverá obrigatoriamente 10 nomeados na categoria de Melhor Filme, como aconteceu em 2009 e 2010.

As grandes omissões são certamente filmes multiplamente nomeados noutras categorias como “Ma Rainey: A Mãe do Blues” (Nomeado a 5 Óscares), “Notícias do Mundo” (Nomeado a 4 Óscares), “Uma Noite em Miami…” (Nomeado a 3 Óscares) e “Soul – Uma Aventura com Alma” (Nomeado a 3 Óscares).

Outra grande omissão, mas da cerimónia em geral, foi o filme de Spike Lee “Da 5 Bloods: Irmãos de Armas”, que conseguiu apenas uma nomeação para Melhor Banda-Sonora Original, ficando de fora de outras categorias com potencial de nomeação como Melhor Ator Principal, Melhor Ator Secundário, Melhor Argumento Original e Melhor Direção de Fotografia.