Do César de Andy Serkis ao Wolverine de Hugh Jackman. O Cinema Pla’net destaca 10 atores cuja performance marcou o ano de 2017.

1. James McAvoy – Fragmentado

As divisões mentais daqueles que sofrem de transtorno dissociativo de identidade há muito tempo que fascinam e iludem a ciência, e acredita-se que algumas dessas pessoas possam manifestar atributos físicos únicos para cada personalidade, um prisma cognitivo e fisiológico dentro de um único ser. Embora Kevin tenha evidenciado 23 personalidades à sua psiquiatra de confiança, Dra. Fletcher, existe ainda uma oculta, preparada para se materializar e dominar todas as outras. Forçado a raptar três adolescentes, incluindo a obstinada e observadora Casey, Kevin inicia uma guerra pela sobrevivência, juntamente com todos os que estão contidos dentro dele – bem como com todos os que estão à sua volta – quando as paredes entre os seus compartimentos se quebram.

Personagem: Kevin Wendell / Dennis / Patricia / Hedwig / The Beast…
Citação: “Are you trying to trick me? Et cetera? I’ll tell on you!”
Estreou a 2 de Fevereiro

2. Mahershala Ali – Moonlight

Uma história de ligações humanas e autodescoberta, o relato da vida de um jovem afro-americano desde a sua infância até à idade adulta, acompanhando a sua luta por encontrar um lugar no mundo à medida que cresce num bairro empobrecido de Miami. O filme é um retrato vital da vida contemporânea da comunidade afro-americana ao mesmo tempo que é uma meditação intensamente pessoal sobre identidade e uma obra revolucionária que reflete com grande compaixão e verdades universais.

Personagem: Juan
Citação: “At some point, you gotta decide for yourself who you’re going to be. Can’t let nobody make that decision for you.”
Estreou a 2 de Fevereiro

3. Denzel Washington – Vedações

A história de Troy Maxson, um trabalhador dos saneamentos de Pittsburgh que sonhou ter uma carreira no baseball, mas que já era demasiado velho quando as ligas principais começaram a aceitar jogadores negros. Ele tenta ser um bom marido e pai, mas o seu sonho perdido de glória consome-o e força-o a tomar uma decisão que ameaça destruir a sua família.

Personagem: Troy Maxson
Citação: “It’s not easy for me to admit that I’ve been standing in the same place for eighteen years!”
Estreou a 23 de Fevereiro

4. Hugh Jackman – Logan

No futuro, um exausto Logan, escondido na fronteira Mexicana, cuida do adoentado Professor X. Mas as tentativas de Logan para se esconder do mundo e do seu próprio legado, acabam quando uma jovem mutante chega, sendo perseguida por forças obscuras.

Personagem: Logan / Wolverine
Citação: “Nature made me a freak. Man made me a weapon. And God made it last too long.”
Estreou a 2 de Março

5. Nuno Lopes – São Jorge

Jorge, boxeur, desempregado, corre o risco de perder o seu filho e a sua mulher, quando esta decide regressar ao Brasil. Em desespero, aceita trabalho numa empresa de cobranças difíceis. Ironicamente, Jorge passa a intimidar aqueles que, como ele, se veem a braços com dívidas que não conseguem pagar. Impele-o a fé numa vida melhor para a sua família, mesmo quando se vê empurrado para um caminho de marginalidade.

Personagem: Jorge
Citação: “São Jorge rogai por nós.”
Estreou a 9 de Março

6. Daniel Kaluuya – Foge

Agora que Chris e a sua namorada Rose chegaram ao ponto da relação em que se apresenta a família, ela convida-o a passar o fim de semana em casa dos seus pais, Missy e Dean. À primeira vista, Chris vê o comportamento excessivamente condescendente da família como tentativas nervosas de lidar com o relacionamento inter-racial da filha, mas com o avançar do fim de semana, uma série de descobertas, cada vez mais perturbadoras, levam-no a uma verdade que ele nunca poderia imaginar…

Personagem: Chris
Citação: “All I know is sometimes, when there’s too many white people, I get nervous, you know?”
Estreou a 4 de Maio

7. Andy Serkis – Planeta dos Macacos: A Guerra

César e os seus companheiros são forçados a entrar em confronto mortal com um exército de seres humanos liderados por um Coronel implacável. Depois de sofrer perdas inimagináveis, César luta com seus instintos mais obscuros e entra numa missão para vingar a sua espécie. À medida que a viagem chega ao fim, César e o Coronel confrontam-se numa batalha épica que determinará o destino das suas espécies e do futuro do planeta.

Personagem: César
Citação: “I did not start this war. I offered you peace. I showed you mercy. But now you’re here. To finish us off… for good.”
Estreou a 13 de Julho

8. Robert Pattinson – Good Time

Depois de um assalto a um banco que corre mal atirar o seu irmão mais novo para a prisão, Constantine Nikas embarca numa odisseia tortuosa através do submundo da cidade numa tentativa desesperada e perigosa de tirar o irmão da cadeia. Durante uma noite cheia de adrenalina, Constantine vê-se numa descida louca à violência e ao caos, enquanto em contra-relógio tenta salvar-se e salvar o irmão, sabendo que as suas vidas estão no fio da navalha.

Personagem: Constantine Nikas
Citação: “I think something very important is happening and it’s deeply connected to my purpose.”
Estreou a 28 de Setembro

9. Jake Gyllenhaal – Stronger: Força de Viver

A história verdadeira e inspiradora de Jeff Bauman, o homem que se tornou num símbolo de esperança após o ataque bombista na Maratona de Boston, em 2013. Aos 23 anos, Jeff, um trabalhador de classe média decide participar na maratona para tentar reconquistar o coração da sua ex-namorada, Erin. É enquanto espera por ela antes da linha final que a explosão ocorre… e Jeff perde ambas as pernas. Só já no hospital é que Jeff recupera a consciência e consegue ajudar a polícia a identificar um dos bombistas, mas a sua luta pessoal está só no início. Com a ajuda da família e de Erin, Jeff dedica meses e meses à sua reabilitação física e emocional. A sua determinação e coragem de viver e ultrapassar a devastadora adversidade com que se depara tornam-no num símbolo de força, resistência e inspiração para a família e comunidade.

Personagem: Jeff Bauman
Citação: “I’m a hero for just standing there and getting my legs blown off?”
Estreou a 1 de Novembro

10. Claes Bang – O Quadrado

Christian é o respeitado curador de um museu de arte contemporânea; homem divorciado e bom pai dos seus dois filhos, conduz um carro elétrico e apoia boas causas. A sua próxima exposição, “O Quadrado”, é uma instalação que pretende evocar o altruísmo em quem a vê, recordando-nos o nosso papel enquanto seres humanos responsáveis pelos nossos congéneres. Mas às vezes é difícil viver à altura dos nossos ideais: a resposta incauta de Christian ao roubo do seu telefone vai conduzi-lo a situações das quais ele se envergonha. Entretanto, os Relações Públicas do museu criam uma campanha inesperada para “O Quadrado”. A reação é inflamada e lança Christian, bem como o próprio museu, numa crise existencial.

Personagem: Christian
Citação: “The Square is a sanctuary of trust and caring. Within it we all share equal rights and obligations.”
Estreou a 23 de Novembro