Dos blockbusters de Hollywood ao cinema independente latino-americano, o Cinema Pla’net destaca 10 atrizes que marcaram o ano de 2017.

1. Emma Stone – La La Land: Melodia de Amor

Ao chegar a Los Angeles, Sebastian, pianista de jazz, conhece a atriz principiante Mia. Apaixonam-se perdidamente um pelo outro. E enquanto procuram oportunidades de carreira na competitiva cidade vivem com a esperança de que o seu relacionamento funcione na perfeição.

Personagem: Mia
Citação: “Here’s to the ones who dream, foolish as they may seem. Here’s to the hearts that ache. Here’s to the mess we make.”
Estreou a 26 de Janeiro

2. Naomie Harris – Moonlight

Uma história de ligações humanas e autodescoberta, o relato da vida de um jovem afro-americano desde a sua infância até à idade adulta, acompanhando a sua luta por encontrar um lugar no mundo à medida que cresce num bairro empobrecido de Miami. O filme é um retrato vital da vida contemporânea da comunidade afro-americana ao mesmo tempo que é uma meditação intensamente pessoal sobre identidade e uma obra revolucionária que reflete com grande compaixão e verdades universais.

Personagem: Paula
Citação: “You’re my only. I’m your only.”
Estreou a 2 de Fevereiro

3. Natalie Portman – Jackie

Jacqueline Kennedy tinha apenas 34 anos quando seu marido foi eleito presidente dos Estados Unidos. Elegante, chique e inescrutável, tornou-se instantaneamente num ícone, uma das mulheres mais famosas do mundo, com o seu gosto pela moda, decoração e artes amplamente admirado. Mas a 22 de novembro de 1963, durante uma viagem de campanha a Dallas, John F. Kennedy é assassinado – e o fato cor-de-rosa de Jackie é manchado com o sangue do marido. Ao embarcar no Air Force One de volta a Washington, o mundo de Jackie – incluindo sua fé – está completamente destruído. Traumatizada e transtornada, enfrenta na semana seguinte o inimaginável: consolar seus dois filhos, desocupar a casa que ela cuidadosamente restaurou, e planear o funeral do marido. Jackie rapidamente percebe que os próximos sete dias determinarão como a história irá definir o legado de seu marido – e como ela própria será lembrada.

Personagem: Jacqueline Kennedy
Citação: “I believe the characters we read on the page become more real than the men who stand beside us.”
Estreou a 9 de Fevereiro

4. Annette Bening – Mulheres do Séc. XX

Passado em 1979, este filme retrata a vida de Dorothea Fields, uma mãe solteira na casa dos 50 que está a cuidar do seu filho adolescente, durante uma época de mudanças culturais e de revolução. Na educação de Jamie, Dorothea conta com a ajuda de duas mulheres mais novas, Abbie, uma artista punk que arrenda um quarto na casa dos Fields, e Julie, uma inteligente e provocadora adolescente.

Personagem: Dorothea Fields
Citação: “Wondering if you’re happy is a great shortcut to just being depressed.”
Estreou a 16 de Fevereiro

5. Sandra Hüller – Toni Erdmann

Ines é uma mulher de negócios de uma grande empresa alemã sediada em Bucareste. Quando o pai lhe aparece inesperadamente, Ines não consegue esconder a sua contrariedade. Embora leve uma vida perfeitamente organizada sem qualquer solavanco, quando o pai lhe pergunta: “És feliz?”, a sua incapacidade em responder desencadeia uma perturbação profunda. Este pai irritante – do qual ela se envergonha – faz tudo para a ajudar a encontrar um sentido para a vida, recorrendo à invenção dum personagem: o engraçado Toni Erdmann…

Personagem: Ines
Citação: “I’m not a feminist or I wouldn’t tolerate guys like you.”
Estreou a 16 de Fevereiro

6. Viola Davis – Vedações

A história de Troy Maxson, um trabalhador dos saneamentos de Pittsburgh que sonhou ter uma carreira no baseball, mas que já era demasiado velho quando as ligas principais começaram a aceitar jogadores negros. Ele tenta ser um bom marido e pai, mas o seu sonho perdido de glória consome-o e força-o a tomar uma decisão que ameaça destruir a sua família.

Personagem: Rose Maxson
Citação: “I gave eighteen years of my life to stand in the same spot as you!”
Estreou a 23 de Fevereiro

7. Sonia Braga – Aquarius

Clara, uma viúva de 65 anos, crítica de música reformada, nasceu numa família rica e tradicional no Recife, Brasil. Ela é a última residente do Aquarius, um edifício construído nos anos 40, na zona cara junto ao mar da Avenida Boa Viagem, Recife. Todos os apartamentos vizinhos já foram adquiridos pela empresa que apresentou projetos para construir um novo empreendimento. Clara jura que só sairá dali morta e entra numa guerra fria com a empresa, num confronto obscuro, assustador e emocionalmente desgastante. Esta tensão não só perturba Clara como torna as suas rotinas exasperantes, levando-a refletir sobre si e aqueles que ama, o seu passado e o seu futuro.

Personagem: Clara
Citação: “É impressionante o que as pessoas dizem sobre a falta de educação e se referem sempre aos pobres. Mas a falta de maneiras não está nas pessoas pobres, está nos ricos, pessoas bem educadas como o senhor, a elite, os que pensam que são a elite, que pensam ser privilegiados, que não ficam na linha, sabe?”
Estreou a 16 de Março

8. Gal Gadot – Mulher Maravilha

Antes de ser a Mulher Maravilha, era Diana, a princesa das Amazonas, treinada para ser uma guerreira invencível. Criada numa ilha paradisíaca protegida do mundo exterior, é quando um piloto americano que cai nas suas águas e fala sobre o enorme conflito que acontece no mundo, Diana deixa a sua casa, convencida que pode parar essa ameaça. A combater ao lado de homens numa guerra para acabar todas as guerras, Diana irá descobrir a capacidade máxima dos seus poderes… e o seu verdadeiro destino.

Personagem: Diana Prince / Mulher Maravilha
Citação: “I am Diana of Themyscira, daughter of Hippolyta, Queen of the Amazons. In the name of all that it is good, your wrath upon this world is over!”
Estreou a 1 de Junho

9. Daniela Vega – Uma Mulher Fantástica

Marina e Orlando, vinte anos mais velho do que ela, amam-se longe dos olhares e fazem projectos futuros. Quando ele morre repentinamente, Marina é alvo da hostilidade dos familiares de Orlando: uma “santa família” que rejeita tudo o que Marina representa. Marina lutará com a mesma energia que dedica desde sempre para se tornar naquilo que é: uma mulher forte, corajosa, digna… Uma mulher fantástica!

Personagem: Marina Vidal
Citação: “Mi nombre es Marina Vidal, algun problema con esso?”
Estreou a 21 de Dezembro

10. Alexandra Borbely – Corpo e Alma

Um matadouro em Budapeste é o cenário de uma bonita e estranha história de amor. Os rumores começam assim que Mária começa a trabalhar na área de controlo de qualidade. Ao almoço, a jovem mulher almoça sempre sozinha. O seu chefe Endre, um pouco mais velho, também é reservado. Descobrem, por mero acaso, que partilham o mesmo sonho todas as noites. Ficam confusos, incrédulos e um pouco assustados. Aceitando, de forma hesitante, esta estranha coincidência, tentam recriar à luz do dia aquilo que acontece no seu sonho.

Personagem: Mária
Citação: “Is it possible that two people dream the same thing?”
Estreou a 21 de Dezembro