Não é só de bons filmes que a história do cinema é feita e mesmo os piores filmes de sempre têm as suas legiões de fãs.

Aqui destacamos os 10 piores segundo as votações do IMDb.

Antes de ir aos piores filmes de sempre, uma pequena introdução…

Embora não seja claro onde realmente começou a história do cinema, a primeira exibição de um filme de curta duração aconteceu no Salão Grand Café, em Paris, a 28 de dezembro de 1895, pelos irmãos Lumière e o filme apresentado foi “L’arrivée d’un train en gare de La Ciotat” (A Chegada de um Comboio à Gare de La Ciotat), que revolucionou por completo o mundo e fez-nos olhar de maneira diferente para ele.

A partir daqui, nos anos e décadas seguintes grandes estúdios cinematográficos surgiram tais como, a 20th Century Fox e a Universal Studios. Filmes como “Tempos Modernos”, “O Grande Ditador”, “Casablanca” ,“E Tudo o Vento Levou”, “O Feiticeiro de Oz”, “O Padrinho” e “Titanic”, são exemplos de grandes produções, que ganharam muitos prémios e que mostram uma grande evolução de como através da 7ª arte podem ser feitas obras fantásticas.

Mas, neste dia mundial do cinema, eu não estou aqui para falar da evolução do cinema ao longo dos anos, nem dos melhores filmes já realizados, mas sim dos piores filmes já realizados nesta indústria, pelo menos segundo as votações do IMDb.

Ver também: Os Melhores Filmes da Década para a equipa do Cinema Pla’net

 

Um orçamento demasiado baixo para uma ideia demasiado ambiciosa é por si só suficiente para limitar em tudo a qualidade de um filme. Sobretudo nos valores de produção, mas também na presença de realizadores inexperientes, atores pouco conceituados, entre outros elementos…

São tudo fatores que podem tornar um filme mau, se bem que por vezes existem filmes com bons atores, bons realizadores… e que por algum motivo – muitas vezes por não terem o melhor dos argumentos- o resultado é um filme mau.

Mas o que mais me choca em alguns filmes desta lista, é o facto de ninguém os ter parado a meio do processo e como é que alguns deles conseguiram mesmo distribuição nos cinemas, em vez de ir logo para VOD.

É verdade que uma das razões é para recuperar o máximo possível do orçamento de um projeto que certamente não se revelou de qualidade. Mas alguns destes filmes tornam-se um grande embaraço para quem neles aceitou participar. Sem querer obstruir a liberdade criativa e de expressão, mas às vezes, para a sanidade dos espectadores, era bom que alguém tivesse travado a produção de certos filmes.

A lista completa pode ser consultada no site, mas aqui ficam os 10 piores filmes da história do cinema, segundo os votos no IMDb:

#10 – A Máscara 2 – A Nova Geração

2,4/10 | Son of the Mask (2005), de Lawrence Guterman
com Alan Cumming, Jamie Kennedy, Kal Penn

Tim Avery, um caricaturista com aspirações, vê-se metido num problema quando seu cachorro Otis encontra a máscara de Loki, que estava dada como perdida. Depois de conceber um filho “nascido de uma máscara”, ele dá-se conta da loucura de criar uma criança.