O Cinema Pla’net destaca 10 realizadores, de estreantes a veteranos, que marcaram o ano de 2017 pela sua mestria na sétima arte.

1. Martin Scorsese – Silêncio

No século XVII, dois padres jesuítas vindos de Portugal – Sebastião Rodrigues e Francisco Garrpe – viajam até ao Japão, sob ordens da igreja, na esperança de encontrarem o seu mentor, o padre Cristóvão Ferreira, que alegadamente cometeu apostasia. Nas terras nipónicas sob o regime Xogunato Tokugawa, que baniu o catolicismo e quase todo o contacto com o estrangeiro, os dois jovens religiosos testemunham a perseguição dos japoneses cristãos pela mão do seu próprio governo. Eventualmente, o par separa-se com Rodrigues a viajar até ao campo, interrogando-se sobre o silêncio de Deus face ao sofrimento dos seus filhos.

Elenco: Andrew Garfield, Liam Neeson, Adam Driver
Estreou a 19 de Janeiro

2. Damien Chazelle – La La Land: Melodia de Amor

Ao chegar a Los Angeles, Sebastian, pianista de jazz, conhece a atriz principiante Mia. Apaixonam-se perdidamente um pelo outro. E enquanto procuram oportunidades de carreira na competitiva cidade vivem com a esperança de que o seu relacionamento funcione na perfeição.

Elenco: Ryan Gosling, Emma Stone, John Legend
Estreou a 26 de Janeiro

3. Barry Jenkins – Moonlight

Uma história de ligações humanas e autodescoberta, o relato da vida de um jovem afro-americano desde a sua infância até à idade adulta, acompanhando a sua luta por encontrar um lugar no mundo à medida que cresce num bairro empobrecido de Miami. O filme é um retrato vital da vida contemporânea da comunidade afro-americana ao mesmo tempo que é uma meditação intensamente pessoal sobre identidade e uma obra revolucionária que reflete com grande compaixão e verdades universais.

Elenco: Mahershala Ali, Naomie Harris, Janelle Monaé
Estreou a 2 de Fevereiro

4. James Mangold – Logan

No futuro, um exausto Logan, escondido na fronteira Mexicana, cuida do adoentado Professor X. Mas as tentativas de Logan para se esconder do mundo e do seu próprio legado, acabam quando uma jovem mutante chega, sendo perseguida por forças obscuras.

Elenco: Hugh Jackman, Dafne Keen, Patrick Stewart
Estreou a 2 de Março

5. Jordan Peele – Foge

Agora que Chris e a sua namorada Rose chegaram ao ponto da relação em que se apresenta a família, ela convida-o a passar o fim de semana em casa dos seus pais, Missy e Dean. À primeira vista, Chris vê o comportamento excessivamente condescendente da família como tentativas nervosas de lidar com o relacionamento inter-racial da filha, mas com o avançar do fim de semana, uma série de descobertas, cada vez mais perturbadoras, levam-no a uma verdade que ele nunca poderia imaginar…

Elenco: Daniel Kaluuya, Allison Williams, Catherine Keener
Estreou a 4 de Maio

6. Patty Jenkins – Mulher Maravilha

Antes de ser a Mulher-Maravilha, era Diana, a princesa das Amazonas, treinada para ser uma guerreira invencível. Criada numa ilha paradisíaca protegida do mundo exterior, é quando um piloto americano que cai nas suas águas e fala sobre o enorme conflito que acontece no mundo, Diana deixa a sua casa, convencida que pode parar essa ameaça. A combater ao lado de homens numa guerra para acabar todas as guerras, Diana irá descobrir a capacidade máxima dos seus poderes… e o seu verdadeiro destino.

Elenco: Gal Gadot, Chris Pine, Robin Wright
Estreou a 1 de Junho

7. Christopher Nolan – Dunkirk

Segunda Guerra Mundial. Centenas de milhares de tropas britânicas e aliadas a serem cercadas por tropas inimigas em Dunquerque. Encurralados na praia, de costas para o mar, enfrentam uma situação impossível à medida que o inimigo se aproxima.

Elenco: Kenneth Branagh, Tom Hardy, Mark Rylance
Estreou a 20 de Julho

8. Edgar Wright – Baby Driver: Alta Velocidade

Baby, um jovem e talentoso condutor, especialista em fugas em assaltos, confia na batida da sua banda sonora pessoal para ser o melhor. Quando encontra a miúda dos seus sonhos, Baby vê nela a oportunidade de deixar para trás a sua vida de crime e sair de forma airosa desse universo. No entanto, ao se ver coagido a trabalhar para um chefe do crime, e quando um golpe condenado ameaça a sua vida, o seu romance e a sua liberdade, ele terá de optar pela música certa…

Elenco: Ansel Elgort, Jamie Foxx, Lily James
Estreou a 3 de Agosto

9. Denis Villeneuve – Blade Runner 2049

K, um novo blade runner, oficial da LAPD, desvenda um segredo há muito enterrado que pode potencialmente mergulhar no caos o que resta da sociedade. A descoberta de K leva-o numa missão para localizar Rick Deckard, um antigo blade runner da LAPD, desaparecido há 30 anos.

Elenco: Ryan Gosling, Harrison Ford, Jared Leto
Estreou a 5 de Outubro

10. Taika Waititi – Thor: Ragnarok

Thor encontra-se preso do outro lado do universo, sem o seu martelo poderoso, numa corrida contra o tempo para voltar a Asgard e impedir Ragnarok – a destruição do seu mundo e o fim da civilização Asgardiana – que se encontra nas mãos de uma nova e poderosa ameaça, a implacável Hela. Mas primeiro, Thor precisa de sobreviver a uma luta mortal de gladiadores, que o coloca contra um seu ex-aliado e companheiro Vingador – Hulk.

Elenco: Chris Hemsworth, Mark Ruffalo, Cate Blanchett
Estreou a 26 de Outubro