A 17.ª edição do Tribeca Film Festival, que se realiza em Nova Iorque, está quase a começar.

O Tribeca Film Festival, que já vai para a sua 17.ª edição, conta este ano com participação portuguesa.

Ver também: Cinema Paraíso de volta às salas de cinema portuguesas

O festival foi anunciado em novembro de 2001 após os ataques do 11 de setembro. Foi criado com o propósito de homenagear as vítimas dos ataques terroristas nos EUA. Os seus fundadores foram Robert De Niro, Jane Rosenthal e Craig Hatkoff. A primeira edição realizou-se em 2002 e demorou apenas 120 dias a organizar-se.

A edição deste ano contou com mais de 8000 submissões, que incluem longas-metragens, curtas-metragens, entre outros projetos que abraçam o mundo da tecnologia. No entanto, menos de 300 foram selecionados.

Vão estar representados no festival 46 países, entre eles Portugal. “Surpresa”, uma curta-metragem de animação de Paulo Patrício, é um documentário que aborda uma conversa entre uma mãe e uma filha de três anos, que está a recuperar de um cancro do rim. O filme compete na secção “Animated Shorts by Whoopi G”, uma categoria onde competem mais sete curtas-metragens de animação.

Tribeca Film FestivalO festival contém outras categorias como “Tribeca/ESPN Sports Film Festival”, “TFI Supported Films & Projects”, “Tribeca TV” (dedicada à televisão) e o “Tribeca N.O.W” (para autores independentes que trabalham sobretudo no mundo online). O evento será ainda acompanhado de vários espaços musicais.

Esta edição fica marcada pela estreia do antecipado jogo “Shadow of the Tomb Raider”, o terceiro de uma trilogia iniciada em 2013.

O Tribeca Film Festival inicia-se no dia 18 de abril e termina no dia 29.