More

    21ª MONSTRA | Fomos à Cerimónia de Abertura do Festival de Animação de Lisboa

    Dia 17 de Março foi o 2º dia de festival e contou com uma incrível cerimónia. A abertura da MONSTRA de 2022 encheu a Sala Manoel Oliveira (Cinema São Jorge) e o Cinema Planet esteve presente para te contar tudo!

    Fomos à Cerimónia de Abertura da 21ª MONSTRA

    Fernando Galrito (Diretor Criativo do Festival) deu-nos as boas vindas com uma animação de José Xavier, “Anjos e Arcanjos” (2022) e ouvimos vários convidados – desde Diogo Moura (Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa) a Luís Chaby Vaz (Presidente do Instituto do Cinema e do Audiovisual).

    A mensagem de todos era clara – o apoio ao cinema de animação é essencial à cultura de um país e existe talento para o levar além fronteiras.

    Tivemos a oportunidade de ver algumas curtas de animação, que te damos a conhecer:

    Fado do Homem Crescido (2011) – Pedro Brito

    Pedro Brito (Realizador) e Humberto Santana (Produtor) estiveram presentes para uma homenagem a João Paulo Cotrim, argumentista desta lusitana animação que nos deixou no final de 2021.

    A história passa-se numa tasca típica onde um homem revive vários momentos da sua infância, ao som da composição musical de João Lucas, com interpretação de António Zambujo.

    Os Demónios do Meu Avô (2022) – Nuno Beato

    Com os Gaiteiros de Lisboa como banda sonora, Nuno Beato mostrou-nos um excerto da sua longa metragem de animação de marionetas. Todo o publico ficou encantado com Rosa e os conflitos que tem de encontrar em Vale do Sarronco, antiga aldeia do seu avô e onde tudo parece amaldiçoado.

    (Teaser inicial de “Os Demónios do Meu Avô” | Produção Sardinha em Lata 2017)

    Não se esqueçam de visitar a exposição “Do outro lado da câmara, os demónios do meu avô” no Museu da Marioneta (Lisboa) até dia 27 de março, onde poderão ver os bastidores e as figuras desta bela animação em stop motion.

    To Put It Mildly (2022) – Anri Koulev

    A MONSTRA vai invadir Lisboa a partir de quarta-feira

    O realizador búlgaro Anri Koulev, marcou presença nesta cerimónia, não fosse ele o convidado de honra desta edição. Com a estreia mundial de To Put It Mildly a acontecer neste festival, não havia melhor maneira de deixar os espectadores curiosos, introduzindo-nos as suas personagens com um excerto da sua obra.

    Não deixar de referir Grumpy Does Repairs (2015 /Radostina Neykova), Love with Occasional Showers (2015 / Assia Kovanova e Andrey Koulev) e Marriage (1984 / Slav Bakalov e Roumen Petkov) que várias gargalhadas arrancaram da plateia do Cinema São Jorge.

     

    A 21ª MONSTRA continuará a decorrer até dia 27 de Março, e tens centenas de filmes para ver até lá. Como disse Fernando Galrito “vai ser dificil escolher, o melhor é irem ver todos”.

    Consulta toda a programação no site da MONSTRA ou na app oficial.

    Mara Jorge
    Mara Jorge
    Nerd desde 1990. Nos intervalos entre a ver séries e ler Stephen King, trabalho em Marketing numa empresa de Tecnologia.

    Queres estar a par de todas as novidades? Calma!

    Prometemos que não te vamos chatear a toda a hora. Garantimos que te vamos enviar conteúdo de qualidade.

    Últimos Artigos

    Artigos Relacionados