O Natal e o Ano Novo estão a chegar e isso significa muito tempo em família. Mas alguns jogos de tabuleiro são clichés por isso porque não dar-lhes um toque mais “geek”? Damos-te 5 sugestões.

1. Cluedo

O jogo que testa a perspicácia do jogador agora existe em diversas versões. Uma das mais populares é a versão de Doctor Who. Neste caso ao invés de um homicídio, o jogador terá que resolver o mistério por detrás do desaparecimento do Doutor. A forma de jogar é essencialmente a mesma, exceto que o “local do crime”, abordado nas três questões que definem o jogo é o local para o qual o Doutor foi levado. Além disso todo o tema do jogo é alusivo à série.

A mesma lógica é seguida por outras versões tais como a de Harry Potter na qual terás que descobrir o mistério por detrás do desaparecimento de um estudante Star Wars em que terás que averiguar qual é o planeta que será o próximo alvo da Estrela da Morte, bem como a localização dos planos e como irás escapar da base, A Teoria do Big Bang cuja pergunta condutora é “Quem traiu o Sheldon?”, Game of Thrones (Guerra dos Tronos), no qual podes jogar tanto em Mereen como em King’s Landing e Supernatural no qual tens que encontrar uma personagem que foi possuída.

2. Monopólio

O jogo que dura horas e (diz-se) que dividiu famílias conta com diversas versões, algumas até bastante invulgares. Vários universos fictícios sem dúvida pegaram na questão sobre como funcionaria a economia numa realidade imaginária. Uma das empresas que mais apostou neste jogo foi, sem dúvida a Disney.

Desde o lançamento de uma primeira versão em 2001, entretanto foi ainda lançada uma nova versão que adiciona personagens da Pixar, uma versão dedicada às Princesas Disney, outra dedicada aos vilões que todos conhecemos (mais de 30) e outras versões dedicadas a filmes populares tais como Cars ou Frozen.

Outras versões que são de referir são as versões de Star Wars, Pokemon, O Senhor dos Anéis, The Walking Dead, Batman, Regresso ao Futuro, 007, entre diversas outras. Caso tenhas curiosidade por saber quantas versões deste jogo há ao todo poderás consultar o Wiki dedicado a este jogo clássico.

3. Risco

Risco é sem dúvida o jogo no qual pensamos quando o tema de conversa é estratégia de guerra (além do Xadrez, claro). Contudo não é só o mundo que podes conquistar com as diversas versões que foram criadas deste jogo.

O Senhor dos Anéis, Game of Thrones(Guerra dos Tronos) e Star Wars foram três universos que tiveram direitos às suas respetivas versões. Por isso, quer queiras lutar pela Terra Média, conquistar Westeros ou uma galáxia muito distante estas são versões que certamente irás apreciar.

4. Uno

Naturalmente um jogo de cartas é sempre bem-vindo em situações de convívio. Uno é uma excelente alternativa ao clássico baralho de cartas, apesar de o próprio jogo ser um clássico.

Tendo em conta o sucesso e as várias formas de merchandising em torno de Frozen, não é de admirar que exista um jogo dedicado ao filme de animação que mais dinheiro rendeu nas bilheteiras. As regras são, no geral, iguais às do jogo original, mas com algumas cartas especiais à mistura.

Existem ainda versões dedicadas a Angry Birds, Batman, The Big Bang Theory, Cars, Family Guy, Harry Potter, Pokemon, Spider-Man, Os Simpsons, Star Trek, entre diversas outras franquias. Algumas destas edições têm cartas ou regras especiais, por isso é questão de explorares não só qual a tua franchise favorita, mas também quais as regras que são mais do teu agrado.

5. Xadrez

Sim, mesmo aquele que é considerado um dos mais clássicos jogos de tabuleiro teve direito a outras versões. Não haja dúvidas que Harry Potter e a Pedra Filosofal é provavelmente aquele filme em que pensamos quando se fala em jogos de estratégia.

Algumas franquias que também têm a sua própria versão do jogo são O Senhor dos Anéis, Os Simpsons e Batman. Versões com o seu toque único mas que não descartam o espírito e regras do original.

Game of Thrones( Guerra dos Tronos) aliás tem a sua própria versão desse jogo: nos livros o nome do jogo é Cyvasse e é bastante inspirado pelo Xadrez, tendo ao seu dispor diversas peças com várias forças e fraquezas. Apesar de ainda não existir um jogo oficial à venda, em 2014 um fã criou a sua própria versão de Cyvasse. Quem sabe um dia este jogo poderá ter a sua própria versão à venda.