Uma das histórias mais fantásticas de todos os tempos continua viva no imaginário de crianças e adultos de todas as idades. Após conquistar um lugar de relevo na cultura pop do Século XXI como poucas aventuras, ainda hoje atrai milhões ao rico mundo literário e cinematográfico onde figura o pequeno mago.
Transitar da fantasia para o mundo real nem sempre é possível, mas é precisamente a isso que este artigo se propõe. Sendo a saga de Harry Potter um misto de lugares imaginários e reais, existem aqueles que podemos efetivamente visitar e, quiçá, absorver um pouco desta magia que nos move.

Publicidade

Castelo de Alnwick

A localização para as filmagens de “Harry Potter e a Pedra Filosofal” e “Harry Potter e a Câmara dos Segredos” é merecedora de uma visita pelos seus argumentos próprios. Foi aqui que um dos mais icónicos castelos da Grã-Bretanha emprestou a sua fachada aos primeiros voos de vassoura dos personagens.

Também o seu pátio interno serviu para dar vida ao quotidiano da escola de feiticeiros, retratada em ambos estes fantásticos filmes.

Diagon Alley

O Beco Diagonal situa-se em Leandenhall Market, em Londres e com um pouco de imaginação extra, sentimo-nos como no próprio filme por instantes. É por aqui que surgem as cenas do mágico pub no primeiro filme da saga e até mesmo os mais desatentos encontrarão pontos de familiaridade com o local.

Reptilário do Zoo de Londres

O Zoo de Londres já é de si um local bastante icónico para visitantes de todas as nacionalidades, mas que ganha particular relevo na história de Harry Potter. A simbologia do local dá também lugar às primeiras manifestações do pequeno mago ao fazer desaparecer o vidro que separa Dudley Dursley da serpente no reptilário e soltar o caos.

Hogwarts Express

Aqui, as imagens mais icónicas são seguramente as do Viaduto Genfinnan, na Escócia à qual se junta a possibilidade de embarcar no Jacobite Steam Train nos meses mais quentes do ano para uma viagem inesquecível. Viajar nm comboio a vapor pela belíssima paisagem do interior da Escócia é algo mágico, mesmo num mundo sem Harry Potter!

Warner Bros’ Harry Potter Studio Tour

O estúdio da Warner Bros’ em Watford está repleto de motivos para o visitar, mas a “tour” exclusiva ao mundo de Harry Potter é seguramente uma das principais atrações.

Com cenários dos filmes, tais como o Grande Salão ou a Floresta Proibida, passando pelos adereços, guarda-roupa e departamentos de criação artística ou efeitos especiais, é uma oportunidade imersão completa no mundo mágico desta saga inesquecível.

Plataforma 9 ¾ em King’s Cross

É fácil visitar a estação de comboios de King’s Cross e ficar impressionado com a sua beleza. No filme, é aqui que os estudantes embarcam a bordo do famoso Hogwarts Express na plataforma 9 ¾. Esta está humoristicamente representada na estação, com um carrinho de bagagem pela metade que “atravessa” magicamente uma parede.

A Casa de Harry Potter

Em “Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 1”, a casa suis generis do pequeno mago é impossível de esquecer. Saída do imaginário da autora e com uma representação no mundo real, quem diria que atualmente esta encerra ainda mais surpresas? Quem o indica é o portal de referência Imovirtual!

Num mundo que tantas vezes se esquece da magia que preenche a infância, as histórias de Harry Potter devolvem alguns dos ingredientes mais fascinantes que nos compõem. Entre os sonhos, a magia e a inocência, subsiste um personagem de aspeto frágil que se supera corajosamente vezes sem conta.

Felizmente para nós, é possível absorver um pouco dessa magia em qualquer um dos locais mencionados e fazer prolongar o sonho por um pouco mais.