Cinema Destaques Matérias Especiais Óscares 2018

7 realizadores que arrecadaram mais que um Óscar

  • Março 3, 2018
  • 4 min read
7 realizadores que arrecadaram mais que um Óscar

Um dos fatores essenciais para o sucesso de um filme prende-se bastante ao talento do seu realizador. Algumas personalidades conseguiram inclusive arrecadar mais que um Óscar. Apresentamos-te sete realizadores que foram galardoados mais que uma vez na sua carreira.

David Lean (2 Óscares de Melhor Realizador em 7 Nomeações)

Óscar

Considerado como o nono melhor realizador britânico pela British Film Institute, David Lean foi candidato sete vezes ao galardão de melhor realizador.

“A Ponte do Rio Kwai” (1957) foi o primeiro filme pelo qual ganhou o Óscar de melhor realizador. “Lawrence da Arábia” (1962) é um dos seus trabalhos mais conhecidos, e o que lhe valeu a segunda estatueta na mesma categoria.

Lean também foi agraciado com quatro Globos de Ouro, novamente na categoria de melhor realizador. Os filmes premiados foram os dois referidos anteriormente, assim como “Dr. Jivago” (1965) e “Passagem para a Índia” (1984).

Fred Zinnemann (2 Óscares de Melhor Realizador em 7 Nomeações)

ÓscarFred Zinnemann é um nome bastante conhecido entre fãs de clássicos, nomeadamente thrillers, westerns e film noir. Foi também uma figura que introduziu as audiências a nomes tais como Marlon Brando, Julie Harris e Meryl Streep.

“Até à Eternidade” (1953) e “Um Homem para a Eternidade” (1966) foram os filmes que lhe valeram o Óscar como Melhor Realizador. Esses mesmos dois filmes também lhe valeram dois Globos de Ouro na mesma categoria.

Zinnemann também ganhou o Óscar de Melhor Filme, mais uma vez graças a “Um Homem para a Eternidade” e ainda outro na categoria de Melhor Documentário de Curta-Metragem por “Benjy” (1951).

Steven Spielberg (2 Óscares de Melhor Realizador em 7 Nomeações)

Óscar

Tendo atualmente “The Post” nomeado para o Óscar na categoria de Melhor Filme e com “Ready Player One” a caminho, Steven Spielberg continua a provar que ainda tem muito para dar a Hollywood.

Entre os seus trabalhos nomeados para o Óscar estiveram “Encontros Imediatos do Terceiro Grau” (1977), “Os Salteadores da Arca Perdida” (1981) e “E.T – O Extraterrestre” (1982). Ganhou duas vezes graças a “A Lista de Schindler” (1993) e “O Resgate do Soldado Ryan” (1998).

Uma curiosidade: Spielberg é o único realizador desta lista que ainda é vivo.

Billy Wilder (2 Óscares de Melhor Realizador em 8 Nomeações)

ÓscarA carreira de Billy Wilder é das mais longas e marcantes da indústria. Graças à sua carreira de mais de 50 anos foi inclusive agraciado com um Urso de Ouro Honorário no Festival de Berlim e um Leão de Ouro Honorário no Festival de Veneza.

Ganhou na categoria de Melhor Realizador com “Farrapo Humano” (1945) “O Apartamento” (1960). Esses mesmos filmes também ganharam na categoria de Melhor Filme.

Frank Capra (3 Óscares de Melhor Realizador em 6 Nomeações)

Óscar

Frank Capra é a mente criativa por detrás de alguns dos filmes mais aclamados nas décadas de 30 e 40 nos EUA. Durante a sua vida ganhou 6 Óscares, 3 dos quais como Melhor Realizador.

“Uma noite aconteceu” (1934), “Doido com Juízo” (1936) e “Não o Levarás Contigo” (1938) são os trabalhos que lhe deram o Óscar pelo seu trabalho como realizador. Ainda graças a “Do céu caiu uma estrela” (1949), ganhou um Globo de Ouro na mesma categoria.

“Uma noite aconteceu” e “Não o Levarás Contigo” também receberam o prémio de melhor filme. Por fim, o filme “Why We Fight: Prelude to War” (1942) ganhou na categoria de Melhor Documentário.

William Wyler (3 Óscares de Melhor Realizador em 12 Nomeações)

Óscar

William Wyler é outro dos realizadores de referência da década de 30 do cinema norte-americano. Mesmo após a sua morte não deixou se ser equiparado a John Ford (um dos nomes presentes nesta lista).

“Ben-Hur” (1959)  é o seu filme que conta com o maior número de galardões e um dos filmes que lhe valeu o reconhecimento como Melhor Realizador. Durante anos a película manteve o recorde de 11 Óscares. Esse valor só seria alcançado mais tarde graças a “Titanic” (1997) de James Cameron e “O Senhor dos Anéis: o Regresso do Rei” (2003) de Peter Jackson.

Também “A Família Miniver” (1942) e Os Melhores Anos das Nossas Vidas” (1946) lhe valeram esse mesmo galardão. 

John Ford (4 Óscares de Melhor Realizador em 5 Nomeações)

Óscar

John Ford sem dúvida continua a ser um nome influente no que toca a cinema. Contudo, apesar dos westerns serem o género pelo qual mais é lembrado, foram outros tipos de filme que lhe valeram os galardões de Melhor Realizador.

Foram obras tais como “O Denunciante” (1935), “As Vinhas da Ira” (1940), “O Vale era Verde” (1941) e “O Homem Tranquilo” (1952) pelas quais foi reconhecido como Melhor Realizador. Ford só perdeu uma das cinco nomeações a Melhor Realizador, à qual estava candidato com o filme “Cavalgada Heróica” (1939).

About Author

Sara Sampaio

Natural do Porto. Formada em Ciências da Comunicação e apaixonada por escrita e fotografia. Começou a colaborar para o Cinema Pla'net em 2016.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *