É longa e muito reconhecida a carreira da veterana atriz norte-americana Glenn Close, que na passada semana adicionou mais um filme ao já enorme catálogo, com a estreia de “Lamento de Uma América em Ruínas” na Netflix.

Elencamos de seguida, em jeito de balanço e homenagem, oito filmes que ajudaram a definir a carreira de uma atriz eclética e diversa que nunca teve receio de desafios e de percorrer caminhos muito diferentes dos trilhados anteriormente.

OS AMIGOS DE ALEX

Realizado por Lawrence Kasdan em 1983, está recheado de atores muito em voga no  cinema da altura. Glenn Close partilha aqui o ecrã com Tom Berenger, Jeff Goldblum, William Hurt, Meg Tilly e Kevin Kline para contar a história de um grupo de amigos que frequentaram a Universidade do Michigan e se reúnem 15 anos depois de o seu amigo Alex se ter suicidado.

Publicidade

Apesar do argumento aparentemente lúgubre, constitui uma celebração e para além das interpretações, é ainda reconhecido pela sua excelente banda-sonora, que inclui êxitos intemporais da música rock, soul e R&B dos anos 60 e 70. Glenn Close acabaria nomeada para o Óscar de Melhor Atriz secundária, apesar de não ganhar o galardão.