O Festival Internacional de Cinema de Veneza recebe a sua 73ª edição.

Criado em 1932, este é o festival de cinema mais antigo do mundo. Este ano os grandes nomes da indústria cinematográfica reúnem-se na apaixonante ilha de Lido para celebrar a 7ª Arte. Para além de ser um espectáculo visual, repleto de glamour e caras bonitas o festival é também palco para a apresentação de filmes e respectivos realizadores que têm a oportunidade de fazerem chegar os seus projectos a vários cantos do mundo.

Publicidade

Os filmes que competem na categoria Venezia 73 têm direito a uma estreia mundial durante o evento, tais como “Jackie” com Natalie Portman e realizado por Pablo Larraín e “Voyage of Time: Life’s Journey” de Terrence Malick.
O cinema americano destaca-se em força no festival com Amy Adams a marcar presença por dois filmes em competição; “Arrival” de Denis Villeneuve e “Nocturnal Animals” com Jake Gyllenhaal, realizado por Tom Ford. O filme “The Light Between Oceans” de Derek Cianfrance com Michael Fassbender e Alicia Vikander também estará na luta pelo Leão de Ouro.

natalie-portman-as-jackieFora da competição, mas a criar grandes expectativas estão os filmes “The Age of Shadows” de Kim Jeewoon e “Hacksaw Ridge” com realização de Mel Gibson.

O filme “La La Land” de Damien Chazelle será o primeiro filme a fazer as honras do festival e a exibição de encerramento ficará a cargo do western “The Magnificent Seven” de Antoine Fuqua.

Para além das estreias mundiais, exibições especiais e workshops ligados à área do cinema ainda há tempo para prestar homenagem a dois realizadores que faleceram recentemente: o realizador e argumentista iraniano Abbas Kiarostami e Michael Cimino que escreveu e realizou “O Caçador”.

Para consultarem a programação do festival com maior detalhe poderão aceder ao site oficial: Festival Internacional de Veneza.