A Hora Mais Negra é um filme histórico imperdível. Estreia dia 21 de setembro, sexta-feira, às 21h30, em exclusivo no TVCine 1.

De Joe Wright, o realizador de Expiação, Orgulho e Preconceito, Hanna e Anna Karenina, A Hora Mais Negra conta com 2 Óscares no curriculum. De Melhor Ator, para Gary Oldman, bem como de Melhor Caracterização. Com uma interpretação extremamente realista e com a mesma força de carácter que valeu a Churchill ser considerado o maior britânico de todos os tempos, personificando a própria Grã-Bretanha, Gary Oldman arrecadou todos os prémios possíveis pelo seu desempenho, levando além do Óscar, o Globo de Ouro, o BAFTA, o Critic’s Choice Award, o Prémio do Sindicato dos Atores, assim como o AACTA International Award.

Vê também: Primeiras imagens de Joaquin Phoenix no papel de Joker

A Hora Mais Negra conta a dramática história do Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha, Winston Churchill, na década de 40, no início da Segunda Guerra Mundial, perante a ameaça de invasão pelas forças Nazis. A Europa atravessava um período negro, com a Alemanha nazi a ganhar território e poder sobre as forças aliadas. Winston Churchill era um político brilhante. A 10 de maio desse mesmo ano, vê-se nomeado de urgência para o cargo de primeiro-ministro britânico. Poucos dias depois da tomada de posse, depara-se com a maior e mais difícil decisão da sua vida. Aceitar um tratado de paz com a Alemanha, submetendo-se às suas ordens; ou declarar guerra ao inimigo, lutando pela liberdade e independência do seu povo. O filme centra-se, assim, nas quatro semanas que envolveram essa decisão. Apesar do curto espaço de tempo, o cerne do caráter de Churchill é evidente.

A Hora Mais Negra

Randolph Churchill, neto do estadista britânico, considera mesmo que A Hora Mais Negra representa a verdadeira humanidade do seu avô e enaltece a forma como Gary Oldman captou a essência de Winston Churchill.

O filme foi escrito por Anthony McCarten, argumentista de A Teoria de Tudo. Filme, aliás, que lhe valeu a nomeação ao Óscar de Melhor Argumento Adaptado. Fazem igualmente parte do elenco Kristin Scott Thomas (nomeada para o Óscar de Melhor Atriz em O Paciente Inglês), Lily James (Orgulho, Preconceito e Guerra), Stephen Dillane (A Guerra dos Tronos), Ronald Pickup (O Exótico Hotel Marigold) e Ben Mendelsohn (Rogue One: Uma História de Star Wars).