Após meses de agonizante espera foi finalmente revelado o tema da sexta temporada de “American Horror Story”.

ahs

Publicidade

Tema

“Roanoke” é o tema da nova temporada da sério do FX.  E o que é Roanoke? Onde é seria mais correto. Roanoke é o nome de uma ilha no estado americano da Carolina do Norte.  Mas o que torna esta ilha cenário de uma série como “American Horror Story”?  Temos de revisitar o colonialismo americano para compreender a ligação.

No século XVI Roanoke era uma colónia inglesa com cerca de uma centena de colonos liderados por John White. O dito líder esteve ausente da colónia durante três anos, tendo viajado até Inglaterra para ir buscar suplementos para a colónia. Quando regressou, todos os colonos tinham desaparecido. A única pista para o massivo desaparecimento era a palavra “Croatoan”, entalhada numa árvore. Em baixo podem ver o genérico desta temporada. Coincidência?

myroanokenightmare2

Hoje, conhecida como a Colónia Perdida (The Lost Colony), as teorias multiplicam-se. Há quem defenda que os colonos de juntaram a tribos locais, há quem diga que os habitantes de Roanoke foram massacrados pelos espanhóis ou pelos  índios powhatan. Em que versão pega a série norte-americana? Ainda é demasiado cedo para perceber, embora o tribalismo pareça fazer parte da explicação. Ah! E Croatoan? Sim, uma personagem, a de Lady Gaga, que repete a participação depois do sucesso em “AHS:Hotel”.

 

Mudança de estilo

American Horror Story: My Roanoke Nightmare” apresenta um estilo diferente das restantes temporadas. A história será contada como se fosse um daqueles programas em que são reconstituídos crimes a partir do relato real de quem os sofreu. Nesta sexta temporada, nós ouvimos o relato de quem esteve envolvido na “história real”, ligada a Roanoke, e vemos atores a encenarem o que as personagens do “mundo real” estão a contar como experiência pessoal. Confuso?

De resto teremos um história contada em duas frentes temporais (o presente e o século XVI). Esta temporada contará com 10 episódios. Os títulos dos mesmos fogem também à regra das outras temporadas. Capítulo 1, Capítulo 2, Capítulo 3, Capítulo 4,…