Seis anos depois da estreia do terceiro filme da saga cinematográfica, chega a confirmação do quarto filme das “Crónicas de Nárnia”.

Os filmes, baseados nos livros de C. S. Lewis, já passaram pela Disney e pela Fox. Agora a TriStar Pictures (Sony) assume a dianteira do projeto.

Publicidade

Recentemente a companhia da Sony anunciou que, em parceria com a The Mark Gordon Company, a The C.S. Lewis Company e a Entertainment One, irá trazer Nárnia de volta ao grande ecrã. O livro a ser adaptado é “O Trono de Prata” (The Silver Chair no original) que segue Eustace, primo dos Pevensies, e a sua amiga Jill numa aventura para salvar o filho do Rei Caspian.

narnia-lamp-post
Ilustração da publicação original, feita por Pauline Baynes.

A adaptação para o cinema pretende, de alguma maneira, ser vista como um reboot da saga. Como? Os filmes têm seguido a ordem de publicação dos livros nos anos 50. Mas a ordem de publicação não corresponde à ordem cronológica dos eventos descritos nos livros. Por exemplo, há um livro que narra acontecimentos decorridos durante um parágrafo de “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”. Este livro, “O Cavalo e o seu Rapaz”, foi o quinto a ser publicado. Já o sexto livro “O Sobrinho do Mágico” é uma verdadeira prequela aos acontecimentos retratados no primeiro filme, onde ficamos a saber como o icónico poste de luz foi parar a Nárnia.

Escolhendo fazer “O Trono de Prata” em vez de “O Sobrinho do Mágico” ou um remake de “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, é dada aos fãs a oportunidade de considerarem os três primeiros filmes canon. Um reboot diferente marcado pela quase certa escolha de diferentes atores, uma vez que Will Poulter não deverá retomar o papel de Eustace. Confuso?

chronicles-narnia-dawn-treader
Da esquerda para a direita, Eustace Scrubb (Will Poulter), Edmund Pevensie (Skandar Keynes), Lucy Pevensie (Georgie Henley) e Caspian X (Ben Barnes) no filme de 2010, A Viagem do Caminheiro da Alvorada.

David Magee (A Vida de Pi) é o autor do guião que adapta o livro de 1954, quarto volume da saga a ser publicado. Ele já havia anunciado o ano passado o término de um primeiro esboço do guião.  A produção está a cargo de Mark Gordon, Vincent Sieber, Melvin Adams e Douglas Gresham, enteado de C. S. Lewis. Até agora não há mais informações sobre o filme.

“As Crónicas de Nárnia” são um conjunto de sete livros da autoria de C. S. Lewis, publicados entre 1950 e 1956. Um oitavo livro que o irlandês pretendia que continuasse a série nunca chegou a ser escrito. Focar-se-ia em Susan Pevensie, interpretada nos filmes por Anna Popplewell