BEAST 2017CinemaDestaquesFestivais de cinemaNotícias de CinemaBEAST IFF | Cidade Invicta recebe a primeira edição do festival

A cidade Invicta dará lugar à primeira edição do BEAST International Film Festival, o primeiro festival de cinema dedicado unicamente ao cinema da Europa de Leste. De 21 a 24 de setembro, o Porto será palco de um festival de cinema que procura trazer filmes únicos e contemporâneos da Europa de Leste até ao mundo do cinema português. Será no Teatro Nacional Rivoli, Cinema Passos Manuel, Cinema Trindade, Biblioteca Almeida Garrett e Casa das Artes...
Ago 30, 20176 min

A cidade Invicta dará lugar à primeira edição do BEAST International Film Festival, o primeiro festival de cinema dedicado unicamente ao cinema da Europa de Leste.

De 21 a 24 de setembro, o Porto será palco de um festival de cinema que procura trazer filmes únicos e contemporâneos da Europa de Leste até ao mundo do cinema português. Será no Teatro Nacional Rivoli, Cinema Passos Manuel, Cinema Trindade, Biblioteca Almeida Garrett e Casa das Artes que mais de 70 filmes, provenientes de 22 países, serão exibidos, promovendo assim a cultura e identidade da Europa de Leste.

O BEAST terá em competição três categorias, cada uma contendo o prémio de Melhor Filme e uma Menção do Júri. A EAST WAVE será dedicada ao cinema de ficção, a EAST DOC visará os documentários e a ExperimentalEast dará lugar ao cinema experimental. Para além destas três categorias, o festival arrancará com a secção FOCUS COUNTRY, pretendendo torná-la numa marca própria em cada uma das suas edições. Este ano, a sessão de abertura contará com o filme “Todas as noites sem dormir“, do cineasta polaco Michal Marczak.

Nos restantes dias, o cinema da Polónia continuará a ser explorado através dos seus realizadores e estudantes, com o DIRECTOR FOCUS, uma retrospectiva do jovem realizador Bartosz Kruhlik, uma projecção de vídeo-arte por Pani Pawlosky e uma visita escolar com os melhores alunos da prestigiada Escola de Cinema de Lódz.

Mas também o cinema português marcará o seu lugar no BEAST com o PORTUGUESE ABROAD, uma selecção de filmes produzidos por portugueses que estudaram ou realizaram os seus filmes na Europa de Leste, com o objectivo de promover a produção nacional que é feita no estrangeiro. Também os mais novos terão direito aos seus próprios momentos cinematográficos com o BEAST KIDS, que apresentará um programa educativo e criativo para crianças com dos 6 aos 12 anos no Auditório Almeida Garrett.

Para além das exibições, o festival irá oferecer também a oportunidade de participar em vários workshops e masterclasses, dirigidas por cineastas e produtores nacionais e internacionais, incluindo um WORKSHOP DE ANIMAÇÃO PARA CRIANÇAS, um WORKSHOP DE CINEMA PARA JOVENS e MASTERCLASSES que abrangem tópicos como: FEMINISMO, CINEMA DE DOCUMENTÁRIO e HISTÓRIA.

O BEAST International Film Festival é organizado em parceria com a Câmara Municipal do Porto, o Cineclube do Porto, a Europe Direct Porto e outras instituições culturais nacionais e internacionais. O BEAST tem também ainda uma parceria com a CP-Comboios de Portugal, que oferece um bilhete promocional de 2€ ida e volta nas linhas do serviço Urbanos do Porto.

Tiago Costa

Tiago Costa

Estudante de Mestrado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e redator no Cinema Pla'net desde outubro de 2015. Amante de cinema, séries, animes e videojogos, procura sempre uma oportunidade para conciliar estas quatro paixões e aumentar um pouco mais os seus conhecimentos sobre ficção.