O filme “Cartas da Guerra” é o representante de Portugal na tentativa de conseguir uma nomeação para os Óscares e os Goya.
A Academia Portuguesa de Cinema anunciou que o filme “Cartas da Guerra”, de Ivo M. Ferreira foi o escolhido para representar Portugal nestas duas galas.
“Cartas da Guerra” é o terceiro filme realizado por Ivo M. Ferreira é baseado nas cartas que o autor António Lobo Antunes trocava com a sua primeira esposa enquanto esteve destacado em Angola durante a Guerra Colonial.
O filme foi exibido pela primeira vez no Festival de Cinema de Berlim onde foi um dos finalistas do “Urso de Ouro”. “Cartas da Guerra” tenta assim a nomeação aos Óscares na categoria de “Melhor Filme Estrangeiro” e aos Prémios Goya na categoria de “Melhor Filme Ibero-Americano”.
“Cartas da Guerra” estreou em Portugal a 1 de Setembro e estima-se que já tenha sido visto por mais de 12 mil pessoas. O filme já tem estreia agendada (entre este ano e o próximo) para países como Brasil, Espanha, França, Holanda e Bélgica. Luís Urbano, produtor do filme anunciou que estão a tentar arranjar uma distribuidora americana, de forma a lançar o filme nos Estados Unidos.
Miguel Nunes interpreta António Lobo Antunes, enquanto que Margarida-Vila Nova interpreta a sua mulher, Maria José. Tiago Aldeia, Ricardo Pereira, Isac Graça, João Pedro Vaz e Simão Cayatte também participam na longa-metragem.