A Comic Con Portugal é muito mais do que Cinema e Televisão. Mais uma vez os comics tiveram o seu lugar de destaque e a música teve pela primeira vez o seu ênfase num grande concerto de orquestra.

Muita atenção é dada às estrelas do cinema e das séries de televisão assim que chegam à Comic Con Portugal, para falar quer dos seus projetos quer das suas carreiras. No entanto a edição deste ano deu também ênfase aos comics que continuam a vender e fazer correr tinta. Além disso, um outro aspeto que teve o seu destaque este ano foi, sem dúvida, a música. Esta acaba por ser um elemento que marca muitas películas memoráveis.

As “estrelas” dos comics cá dentro e lá fora

Além da presença dos aclamados autores internacionais tais como Giorgio Cavazzano (autor de Dragonlords”, lançada recentemente), este também é um espaço no qual os artistas portugueses podem ter uma oportunidade de mostrarem o seu talento. As Portfolio Reviews deram a hipótese de avaliação dos trabalhos de vários aspirantes.

Naturalmente alguns artistas lusitanos também estiveram por cá, entre os quais Filipe Melo, que recentemente lançou “Comer Beber” em conjunto com Juan Cavia. Também são de destacar os Galardões da BD, um evento no qual são premiadas anualmente as melhores BDs desenhadas e editadas em Portugal. As categorias são diversas, existindo inclusive um galardão especial dado pela Comic Con Portugal. Na edição deste ano estes foram os vencedores:

  • Melhor BD de autor estrangeiro: A casa de Paco Roca, Levoir
  • Melhor Curta: A Muralha de Filipe Andrade, Antologia Cidades, Comic Heart/G-Floy
  • Melhor Desenho: Hanuram, o Dourado de Ricardo Venâncio, Comic Heart/G-Floy
  • Melhor Argumento: Chili com Carne de Francisco Sousa Lobo, Deserto/Nuvem
  • Galardão Anual Comic Con BD: Deserto/Nuvem de Francisco Sousa Lobo, Chili com Carne – prémio de 2000€

Música: um elemento que define um filme

Neste ano, a Comic Con Portugal resolveu apostar num fator que, sem nos apercebermos torna um filme memorável: a música. Há filmes que ficam na memória e a sua banda sonora faz parte de toda uma recordação

O Canal Hollywood fez 20 anos e por isso, numa iniciativa organizada em conjunto com a Lisbon Film Orchestra, trouxe para concerto diversos temas de filmes que se tornaram num marco no mundo da sétima arte. Os participantes puderam ouvir a magia de Harry Potter, a emoção de O Senhor dos Anéis, o começo empolgante de Star Wars, o ritmo de Piratas das Caraíbas, entre muitos outros temas marcantes. Em baixo deixamos-te uma playlist para relembrares alguns dos sons que, no fundo, conhecemos tão bem: