O Cineclube do Porto está de volta e, para Setembro, a selecção de filmes tem em comum a amizade. Acompanha as suas actividades no seu site. Os bilhetes vão desde 0,50€ a 3,50€ e a bilheteira abre 30 minutos antes de cada sessão.
O AMIGO AMERICANO (DER AMERIKANISCHE FREUND), de Wim Wenders
Sábado, 9 de Setembro | 18h00
A abertura cabe a esta adaptação da obra “O Amigo Americano” de 1974, de Patricia Highsmith, vencedor de dois prémios nos German Film Awards e nomeado no Festival de Cinema de Cannes e César Awards.
Jonathan Zimmermann acha que irá morrer em breve. Tom Ripley, um americano sem escrúpulos, sabe disso e explora a doença de Zimmermann em proveito próprio. Ele apresenta Jonathan a Minot, que se oferece para contratá-lo como assassino profissional. Jonathan não tem nada a perder, uma vez que vai morrer de qualquer forma, e assim poderá deixar algum dinheiro à família. Entre os dois, desenvolve-se uma amizade, que leva Ripley a intervir quando Zimmermann tem dificuldades em levar a cabo um homicídio.
HOMENZINHOS (LITTLE MEN), de Ira Sachs
Quinta-feira, 14 de Setembro | 21h30
Vencedor no Deauville Film Festival e com nomeações no Berlin International Film Festival e Film Independent Spirit Awards, Ira Sachs traz-nos a sua visão do tema “amizade”.
Após a morte do avô, Jake, de 13 anos, vê de repente a família mudar-se de Manhattan para a antiga casa onde o pai cresceu, em Brooklyn. Aí, Jake faz um amigo, o carismático Tony, cuja mãe, Leonor, uma costureira chilena, dirige sozinha a loja da cave. Os pais de Jake, Brian, um actor em dificuldades e Kathy, uma psicoterapeuta, não demoram a pedir a Leonor um grande aumento de renda da loja. Para Leonor, a nova renda é insustentável e inicia-se uma disputa entre os adultos.
A MINHA VIDA DE COURGETTE (MA VIE EN COURGETTE), de Claude Barras
Sábado, 16 de Setembro | 18h00
Estreado no Festival de Cinema de Cannes em 2016 e nomeado para o Óscar de Melhor Filme de Animação nesse ano, esta é a primeira longa-metragem do suíço Claude Barras. É uma adaptação da obra “Autobiographie d’Une Courgette” (2002) do escritor francês Gilles Paris.
Courgette é a alcunha de Ícaro, um rapazinho de nove anos que, após a morte da mãe, é enviado para um orfanato. Apesar das circunstâncias trágicas que o levaram até ali, é exactamente nesse lugar que o pequeno vai encontrar o seu lugar no mundo. Ao seu lado terá Raymond, o polícia encarregue do seu caso que se tornou um grande amigo, assim como Simon e Camile, dois órfãos que, tal como ele, se viram subitamente sós e com quem vai partilhar os mesmos sentimentos de luto, tristeza e raiva, mas também a alegria das brincadeiras e a esperança de encontrar um novo lar.
UMA NOVA AMIGA (UNE NOUVELLE AMIE), de François Ozon
Quinta-feira, 21 de Setembro | 21h30
Com estreia no Festival de Cinema de Toronto em 2014, François Ozon realiza uma adaptação do conto com o mesmo nome da escritora inglesa Ruth Rendell. O filme esteve também presente no London Film Festival e César Awards.
Laura e Claire sempre foram amigas inseparáveis. Quando a primeira morre devido a uma doença prolongada, deixando Davis, o marido, totalmente desconsolado e com uma filha bebé a seu cargo, Claire promete que os apoiará em tudo o que puder. Para isso, resolve ir a casa de David o máximo de vezes que conseguir para ajudar a cuidar da criança. Um dia, ao entrar sem aviso em casa dele, depara-se com uma desconhecida com a bebé ao colo. Há anos que ele guarda um segredo que está agora pronto para revelar. Entre eles nasce assim uma nova cumplicidade que decidem manter em segredo.
OS DOIS AMIGOS (LES DEUX AMIS), de Louis Garrel
Sábado, 23 de Setembro | 18h00
Nesta longa-metragem, encontramos pela primeira vez Louis Garrel não só à frente como atrás das câmaras. Vagamente inspirada na peça “Les Caprices de Marianne” escrita, em 1833, pelo dramaturgo francês Alfred de Musset, foi seleccionado para o Festival de Cinema de Cannes em 2015.
Clément é um actor desempregado que, para sobreviver, aceita trabalhos como figurante. Abel, o seu melhor amigo, é um escritor que também não se encontra no melhor momento da sua vida. Quando o primeiro se apaixona irremediavelmente por Mona, uma bela rapariga com um passado duvidoso, fica sem saber o que fazer para a conquistar. É então que decide pedir ajuda a Abel, cujo sucesso sobre o sexo oposto nunca o deixou ficar mal. Porém, sem que nenhum pudesse prever, entre os três surge uma estranha ligação que vai colocar em causa muito mais do que a amizade que os uniu até aqui.
MISTRESS AMERICA – QUASE IRMÃS, de Noah Baumbach
Quinta-feira , 28 de Setembro | 21h30
Do realizador de “A Lula e a Baleia” e “Frances Ha”, “Mistress America” nunca chegou a estrear em Portugal. Esta é uma oportunidade única.
Tracy acaba de chegar a Nova Iorque para estudar e não se consegue adaptar à cidade. Tudo muda quando conhece Brooke, filha do seu futuro padrasto. Divertida e por vezes meio louca, Brooke é a pessoa certa para apresentar Nova Iorque – e a vida – à sua nova irmã.
VIAGEM A ESPANHA (THE TRIP TO SPAIN), de Michael Winterbottom
Sábado, 30 de setembro | 18h00
Sequela de “Viagem a Itália”. Neste filme, Michael Winterbottom (vencedor de um BAFTA) continua a explorar comédia, cultura e improvisação.
Rob e Steve propõem-se fazer seis refeições em seis sítios diferentes, atravessando Espanha do Atlântico, no Norte, à costa mediterrânica, passando pela Cantábria, o País Basco, Aragão, Rioja, Castela La Mancha e terminando na Andaluzia.
Steve, entretanto com 50 anos, continua atrás do amor. Quer recuperar a sua ex-namorada Mischa, que já arranjou outro homem. A carreira de actor de Rob vai de vento em popa e a sua vida familiar não podia ser mais gratificante: desde que viu Steve pela última vez, tem mais um filho.