Descobre as grandes estreias do cinema francês que vão passar pelas salas portuguesas ou que até já estão em exibição. 12 filmes a não perder!

J’Accuse: O Oficial e o Espião

J’accuse, estreou a 30 de Janeiro | em exibição em Coimbra, Lisboa e Porto
Realização: Roman Polanski | Elenco: Jean Dujardin, Louis Garrel, Grégory Gadebois
Nomeado a 12 Césares ; Vencedor do Grande Prémio do Júri do Festival de Veneza

Em 1894, o capitão francês Alfred Dreyfus, um jovem oficial promissor, é acusado de ter vendido informações militares aos alemães e injustamente condenado a prisão perpétua na Ilha do Diabo. Entre as testemunhas da sua humilhação está Georges Picquart, que é promovido a comandante da unidade militar contra-inteligência que o localizou. Quando Picquart descobre que os segredos ainda estão a ser entregues aos alemães, é atraído para um perigoso labirinto de enganos e corrupção qua ameaça não apenas a sua honra, mas também a sua vida.

Amor à Segunda Vista

Mon inconnue, estreou a 13 de Fevereiro | em exibição em Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Madeira, Lisboa, Porto, Setúbal, Vila Real e Viseu
Realização: Hugo Gélin | Elenco: François Civil, Joséphine Japy, Benjamin Lavernhe
Nomeado ao César de Melhor Ator Secundário (Benjamin Lavernhe) ; Nomeado ao Grande Prémio do Festival de l’Alpe d’Huez

Quando Raphael conheceu Olivia no secundário, foi amor à primeira vista. Após 10 anos de casamento feliz e uma carreira próspera como autor de best-sellers, Raphael tem tudo – ou pelo menos assim o pensa. Após uma enorme discussão entre o casal, Raphael acorda numa vida paralela onde é solteiro, jogador de pingue-pongue e professor do ensino secundário, com uma vida pouco interessante e demasiado colada à do seu melhor amigo de infância.

https://www.youtube.com/watch?v=rjgbSVIMhi4

Os Miseráveis

Les misérables, estreou a 20 de Fevereiro | em exibição em Coimbra, Lisboa e Porto
Realização: Ladj Ly | Elenco: Damien Bonnard, Alexis Manenti, Djebril Zonga
Nomeado ao Óscar de Melhor Filme Internacional ; Nomeado ao Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Não Inglesa ; Vencedor do Grande Prémio do Júri do Festival de Cannes ; Nomeado a 12 Césares

Stéphane, acabado de chegar de Cherbourg, vai integrar a Brigada Anti-Crime (BAC) de Montfermeil, nos arredores de Paris. É aí que conhece os seus novos colegas de equipa, Chris e Gwada, dois agentes experientes. Não tarda a descobrir as tensões entre os diferentes gangues locais. Durante uma detenção, um drone filma todos os seus actos e gestos…

Especiais

Hors normes, estreia a 27 de Fevereiro
Realização: Olivier Nakache e Éric Toledano | Elenco: Vincent Cassel, Reda Kateb, Benjamin Lesieur
Nomeado a 9 Césares ; Vencedor do Prémio do Público do Festival de San Sebastián

Bruno e Malik vivem num mundo diferente durante vinte anos: o mundo das crianças e dos adolescentes autistas. Responsáveis por duas organizações sem fins lucrativos, eles proporcionam formação a jovens de zonas desfavorecidas para que estes possam ser cuidadores em casos extremos recusados por todas as outras instituições. Trata-se de uma parceria excecional, à margem dos parâmetros tradicionais, para personagens bastante extraordinárias.

Vidas Duplas

Doubles vies, estreia a 27 de Fevereiro
Realização: Olivier Assayas | Elenco: Guillaume Canet, Juliette Binoche, Vincent Macaigne
Competição Oficial do Festival de Veneza

Alain, um editor parisiense, procura adaptar-se ao novo mundo, cada vez mais dominado pela tecnologia. O mesmo acontece com todos à sua volta, a começar pela sua mulher Selena, atriz numa popular série que não lhe traz realização pessoal, e por Léonard, o amigo escritor sem sucesso, subitamente forçado a comentar cada vez menos os seus novos romances e mais as guerras no Twitter, que parecem persegui-lo onde quer que vá.

Antidepressivo Árabe

Un divan à Tunis, estreia a 5 de Março
Realização: Manele Labidi | Elenco: Golshiteh Farahani, Majd Mastoura, Aïsha Ben Miled
Nomeado ao Prémio Novas Vozes / Novas Visões do Festival de Palm Springs

Após a queda do ditador Zine El Abidine Ben Ali, Selma decide retornar à sua terra natal, depois de uma década a viver em Paris, onde era psicoterapeuta. Selma quer estabelecer a prática de psicoterapia na Tunísia, para ajudar os cidadãos locais a lidar com o stress das mudanças culturais e sociais que estão a enfrentar. Mas o facto de não ser casada, incomoda a maioria dos habitantes. Selma terá de ultrapassar vários desafios burocráticos ao tentar implementar a sua ideia.

https://www.youtube.com/watch?v=mrR33mmoRLU

Mulher

Woman, estreia a 5 de Março
Realização: Yann Arthus-Bertrand & Anastasia Mikova
Nomeado a Melhor Documentário do Festival de Bergen

O que significa ser mulher? Para dar resposta a esta pergunta, Anastasia Mikova e Yann Arthus-Bertrand entrevistaram 2000 mulheres, em 50 países, ao longo de 2 anos e meio. Desta viagem nasceu o documentário que expõe agora o mundo através dos olhos destas mulheres.

Retrato da Rapariga em Chamas

Portrait de la jeune fille en feu, estreia a 12 de Março
Realização: Céline Sciamma | Elenco: Adèle Haenel, Noémie Merlant, Luàna Bajrami
Nomeado ao Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Não Inglesa ; Nomeado a 10 Césares ; Vencedor do Prémio de Melhor Argumento do Festival de Cannes

1770. Marianne é pintora e tem de pintar o retrato de casamento de Héloïse, uma jovem que acaba de sair do convento. Héloïse resiste ao seu destino de esposa, recusando posar. Marianne tem de a pintar em segredo. Apresentada como dama de companhia, observa-a todos os dias.

Os Melhores Anos da Nossa Vida

Les plus belles années d’une vie, estreia a 12 de Março
Realização: Claude Lelouch | Elenco: Jean-Louis Trintignant, Anouk Aimée, Souad Amidou
Exibido Fora de Competição no Festival de Cannes

Eles tinham-se conhecido há muitos anos, um homem e uma mulher cujo fascinante e inesperado romance, mostrado no agora icónico filme, revolucionou a forma como compreendemos o amor. Hoje, o antigo piloto de automóveis de corrida parece incapaz de aceder às suas memórias; para o ajudar, o filho procura a mulher que o seu pai não conseguiu conservar, mas de quem não cessa de falar. Anne volta a reunir-se com Jean-Louis e a ligação entre os dois recomeça no ponto onde eles a tinham deixado…

https://www.youtube.com/watch?v=3ZVaycf8qwA

Os Tradutores

Les traducteurs, estreia a 12 de Março
Realização: Régis Roinsard | Elenco: Lambert Wilson, Olga Kurylenko, Sidse Babett Knudsen

Nove pessoas, contratadas para traduzir o muito aguardado livro final de uma trilogia de grande sucesso, estão confinados num bunker. Mas acontece o impensável: as dez primeiras páginas deste manuscrito secreto aparecem online. As suspeitas recaem sobre o grupo de tradutores – e o editor irá fazer tudo o que for preciso para encontrar o culpado.

O Espaço Entre Nós

Proxima, estreia a 19 de Março
Realização: Alice Winocour | Elenco: Eva Green, Matt Dillon, Sandra Hüller
Nomeado ao César de Melhor Atriz (Eva Green) ; Vencedor do Prémio Especial do Júri do Festival de San Sebastián ; Vencedor de uma Menção Honrosa do Festival Toronto

Sarah é uma astronauta francesa integrada no programa de treino de astronautas da Agência Espacial Europeia em Colónia (Alemanha), a única mulher a integrar o árduo programa. Vive sozinha com Stella, a sua filha de sete anos e sente-se culpada por não passar tanto tempo com ela como gostaria. Quando Sarah é escolhida para fazer parte da missão internacional Proxima, com um ano de duração, o caos abala a relação entre mãe e filha.

Quarto 212

Chambre 212, estreia a 19 de Março
Realização: Christopher Honoré | Elenco: Chiara Mastroianni, Benjamin Biolay, Vincent Lacoste
Nomeado ao César de Melhor Atriz (Chiara Mastroianni) ; Vencedor do Prémio de Melhor Atriz na Secção ‘Un Certain Regard’ do Festival de Cannes

Após 20 anos de casamento, Maria decide deixar o marido e muda-se para o quarto 212 do hotel em frente à sua casa de onde consegue observar o seu apartamento, o marido e a vida que com ele partilhou. Durante uma noite que vai mudar a vida de Maria e enquanto ela se interroga sobre se tomou a decisão certa, amigos e conhecidos oferecem-lhe as suas opiniões sobre o assunto, quer ela queira, quer não…