À semelhança dos anos anteriores, a equipa do Cinema Pla’net apresenta o seu top 10 dos melhores filmes do ano.

Foram tomados em conta os filmes estreados em Portugal entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2016.

10. Rogue One: Uma História de Star Wars

Num tempo de conflito, um grupo de improváveis heróis junta-se para uma missão: roubar os planos iniciais para a construção da Estrela da Morte, a arma de destruição em massa do Império.

Elenco: Felicity Jones, Diego Luna, Ben Mendelsohn
Realização: Gareth Edwards

9. Capitão Fantástico

Na floresta do nordeste do Pacífico, um pai idealista e dedicado sente-se feliz por criar os seus seis filhos menores fora da civilização moderna e mais próximos do que a natureza tem para oferecer, seguindo uma educação rigorosa no domínio físico e inteletual. Dez anos mais tarde, a família vê-se obrigada a abandonar o seu paraíso e a regressar à civilização, tendo por isso de enfrentar todos os problemas e dificuldades que tal mudança irá provocar.

Elenco: Viggo Mortensen, Frank Langella, Kathryn Hahn
Realização: Matt Ross

8. Sing Street

Em Dublin, durante os anos 80, o jovem rapaz Conor deixa tudo para trás para criar uma banda com o objetivo de impressionar Raphina, uma misteriosa rapariga de quem gosta.

Elenco: Ferdia Walsh-Peelo, Lucy Boynton, Ben Carolan
Realização: John Carney

7. Bons Rapazes

Em Los Angeles, nos anos 70, o detetive Jackson Healy é contratado por uma funcionária do Departamento de Justiça dos EUA para investigar o paradeiro da sua filha e protegê-la. De alguma forma parece estar relacionado com o desaparecimento da jovem a morte de uma antiga estrela de cinema de filmes para adultos e Jackson Healy, habituado a resolver assuntos à força, terá de contar com a colaboração de Holland March, outro detetive, com uma personalidade e estilo muito distintos.

Elenco: Ryan Gosling, Russell Crowe, Angourie Rice
Realização: Shane Black

6. O Caso Spotlight

Quando a tenaz equipa de repórteres denominada “Spotlight” investiga as alegações de abuso no seio da Igreja Católica, acaba por descobrir décadas de encobrimento aos mais altos níveis das instituições de Boston – religiosas, legais, e mesmo do governo, desencadeando uma onda de revelações por todo mundo.

Elenco: Michael Keaton, Mark Ruffalo, Rachel McAdams
Realização: Tom McCarthy

5. Quarto

Jack tem cinco anos e vive com a sua mãe, que sempre o manteve feliz e seguro, alimentando-o, dando-lhe calor e amor, contando-lhe histórias e brincando com ele. Uma vida normal em quase todos os aspetos, menos um: ambos sempre viveram confinados dentro de um quarto, sem qualquer janela para o mundo exterior. Esta é a história desse momento de passagem para um perigoso admirável mundo novo. Enquanto experiência toda a alegria, entusiasmo e medo que esta nova aventura traz, Jack agarra-se ao que lhe é mais importante – a ligação especial com a sua amada e devota mãe.

Elenco: Brie Larson, Jacob Tremblay, Joan Allen
Realização: Lenny Abrahamson

4. Capitão América: Guerra Civil

Steve Rogers lidera a recente equipa formada de Os Vingadores, num esforço contínuo de salvaguardar a humanidade. Mas após outro incidente da equipa resultar em danos colaterais, aumenta a pressão política para se instalar um sistema de responsabilização, dirigido por um membro do governo, para supervisionar e dirigir a mesma. O novo status quo divide Os Vingadores, criando dois campos – um liderado por Steve Rogers e pelo seu desejo de manter Os Vingadores livres para defenderem a humanidade sem interferência do governo, e o outro por Tony Stark, que toma a decisão surpreendente de apoiar a supervisão e responsabilidade do governo.

Elenco: Chris Evans, Robert Downey Jr., Sebastian Stan
Realização: Anthony Russo & Joe Russo

3. Deadpool

Depois de ter sido sujeito a uma experiência clandestina que o deixa com o poder de cicatrização acelerada, Wade Wilson adota o alter ego Deadpool. Armado com as suas novas habilidades, além dum negro e retorcido sentido de humor, Deadpool persegue o homem que quase destruiu a sua vida.

Elenco: Ryan Reynolds, Morena Baccarin, Ed Skrein
Realização: Tim Miller

2. O Herói de Hacksaw Ridge

Desmond Doss foi o único soldado americano que, durante a 2.ª Guerra Mundial, lutou na frente de batalha sem estar armado, acreditando que apesar de a guerra ser justificada, matar continuava a ser errado. Como médico do exército, conseguiu evacuar por si só os feridos que tinham ficado em território inimigo, arriscando ser morto enquanto tratava dos soldados caídos, tendo ficado ferido com a explosão de uma granada e por tiros de snipers. Devido à sua bravura, Doss tornou-se no primeiro objetor de consciência a ser condecorado com a Medalha de Honra do Congresso Americano.

Elenco: Andrew Garfield, Sam Worthington, Vince Vaughn
Realização: Mel Gibson

1. Arrival: O Primeiro Encontro

Quando misteriosas naves espaciais aterram em vários pontos do globo, uma equipa de elite – liderada pela especialista em linguística Louise Banks –reúne-se para investigar. Enquanto a Humanidade está à beira de uma guerra mundial, Banks e a sua equipa lutam contra o tempo em busca de respostas – e para as encontrar, ela irá correr o risco que pode ameaçar a sua vida, e possivelmente da Humanidade.

Elenco: Amy Adams, Jeremy Renner, Forest Whitaker
Realização: Denis Villeneuve