Citizenfour (2014), de Laura Poitras é um documento histórico que relata os factos reais que revelaram Edward Snowden ao mundo e o escândalo da vigilância ilegal que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos fez junto de cidadãos, anónimos e figuras de estado, nacionais e internacionais. O filme recebeu o Óscar para Melhor Documentário e chega agora aos Canais TVCine, com estreia a 5 de agosto, quarta-feira, no TVCine 2, às 22h.

thumb2

Em 2013, estava a realizadora Laura Poitras a preparar um trabalho sobre a vigilância e as normas de segurança depois dos ataques terroristas do 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, quando começou a receber e-mails anónimos e encriptados com assinatura ‘citizenfour’. Nestas mensagens de origem desconhecida o autor alegava ter provas da vigilância ilegal de cidadãos promovida pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos. Mais, o autor dos e-mails dizia pronto a dar a cara e a denunciar o escândalo que envolvia as autoridades norte-americanas.

Laura Poitras, acompanhada pelo repórter Glenn Greenwald, acaba por conseguir combinar um encontro com o desconhecido autor das mensagens e os dois viajam até Hong Kong. É então revelada a identidade do autor dos e-mails, Edward Snowden, antigo funcionário da Agência de Segurança Nacional, no primeiro de muitos encontros em que são desmontados os segredos do esquema ilegal executado pelas autoridades dos Estados Unidos.

São estas entrevistas com Snowden que constituem a base de Citizenfour, uma obra única no cinema, em que a verdade é revelada aos olhos do espectador como camadas de uma verdade em que não queremos acreditar. Ninguém está imune a ser vigiado, escutado ou espiado nas atividades mais banais do quotidiano.

Citizenfour, uma estreia absolutamente a não perder, quarta-feira, 5 de agosto, às 22h, no TVCine 2.

Cartaz oficial do documentário "Citizenfour".
Cartaz oficial do documentário “Citizenfour”.