Se és amante da saga Harry Potter, este artigo é para ti. Vem testar os teus conhecimentos e vê se conheces tudo tudo sobre uma das tuas sagas preferida.

Quem não ficou rendido a este denso e mágico enredo que J. K. Rowling elaborou para nós? Quem nunca desejou viver num universo paralelo e imaginou a possibilidade de ter recebido a carta como a chamada para Hogwarts? Quem nunca procurou em alguma altura das suas vidas pela plataforma 9 e 3/4 na estação de comboios?

Talvez alguns de vós respondam que não a algumas das perguntas anteriores. Ainda assim, “Harry Potter” é daquelas sagas a que ficamos irreversivelmente rendidos. E como há sempre algo a saber, deixo-vos aqui 20 curiosidades sobre a saga.

1Varinhas

Durante a realização de toda a saga, Daniel Radcliffe (Harry Potter) partiu cerca de 80 varinhas, consequência de usar maior parte delas como baquetas.

2Cicatriz

A famosa cicatriz que Harry Potter tem na testa, foi feita por artistas de caracterização a Daniel Radcliffe cerca de 2000 vezes.

3Livros e Filmes

Embora o segundo livro seja o mais curto, “Harry Potter e a Câmara dos Segredos” é o filme mais longo de todos. No entanto “Harry Potter e a Ordem da Fénix“, que é baseado no livro mais longo é o segundo filme mais curto da saga.

4Dementors

A J.K. Rowling baseou-se na sua batalha com uma depressão para a criação dos dementors.

5Snape

O Alan Rickman foi escolhido a dedo para o papel de Snape pela J.K. Rowling, e recebeu instruções especiais dela para a personagem. A escritora revelou ao ator ainda detalhes importantes sobre a história de Snape que são apenas reveladas no último livro da saga.

6TPCs

As crianças que aparecem no filme a estudar, estão na verdade a fazer os seus trabalhos de casa, de forma a tornar a escola e o ambiente escolar mais real.

7Aranhas

O ator Rupert Grint (Ron) tem um caso tão severo de aracnofobia, que ele ainda não consegue ver toda a cena onde o Ron e o Harry estão na “toca” de Aragog (a aranha gigante). Naquela cena onde o Ron parece perturbado e desconfortável com a situação, não é apenas encenação, mas também o medo e terror real que Rupert tinha só de pensar em aranhas.

8Dumbledore

O ator Richard Harris que interpretou a personagem de Albus Dumbledore nos primeiros dois filmes, faleceu poucas semanas depois do segundo filme estrear. Foi depois substituído por Michael Gambon, que permaneceu até ao final da saga.

9Alfonso Cuarón e Redações

O realizador de “Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban” – Alfonso Cuarón – de forma a familiarizar-se com os três atores principais, pediu que cada um deles que escrevesse um ensaio sobre as suas personagens, no ponto de vista da própria personagem. A Emma Watson, a fazer jus à sua personagem Hermione, excedeu-se um bocado e escreveu 16 páginas. O Daniel Radcliffe escreveu um resumo de 1 página e o Rupert Grint nunca chegou sequer a entregar o seu.

10Música

O ator Gary Oldman (Sirius Black), sabendo que o Radcliffe era um amante de música, ofereceu-lhe uma guitarra baixo como presente quando se conheceram.

11Ups

Em “Harry Potter e o Cálice de Fogo“, num dos primeiros takes da cena em que a Hermione (Emma Watson) aparece com aquele vestido de princesa, ela tropeçou no seu vestido e caiu pelas escadas abaixo.

12Água por todo o lado

Ainda relativamente ao quarto filme, as cenas onde os campeões mergulham num rio para salvarem os seus entes queridos foram filmadas num enorme tanque com uma tela azul no fundo. Entre os takes, mergulhadores profissionais iam ter com os atores com reguladores de mergulho que permitiam que eles respirassem sem dificuldade. Daniel Radcliffe, sozinho, esteve 41 horas e 38 minutos debaixo de água durante as gravações.

13Luna

Evanna Lynch conseguiu o papel de Luna entre 15.000 candidatas. Ela era uma das 29 finalistas, e quando um dos produtores viu o video da sua audição, parou logo a seguir de ver e disse “Ela é a Luna!”.

14BMW

Alan Rickman proibiu os atores Matthew Lewis (Neville) e Rupert Grint (Ron) de estarem a menos de 5 metros do seu novo BMW durante as gravações do quinto filme, uma vez que eles tinham entornado um batido no seu carro aquando as gravações de “Harry Potter e o Cálice de Fogo“.

15Tom Riddle

O ator que protagoniza Tom Riddle com a idade de 11 anos é, na verdade, sobrinho de Ralph Fiennes (Voldemort). O realizador diz que não o contratou por ser sobrinho de Ralph, mas sim pela semelhança que este tinha com o tio.

16Príncipe Misterioso

A Warner Brothers recebeu ameaças de morte após ter adiado a data de estreia do “Harry Potter e o Príncipe Misterioso” para 2009, quando estava inicialmente previsto estrear em 2008.

17Sete Harrys

Em”Harry Potter e os Talismãs da Morte – Parte 1“, a cena onde vemos várias personagens ficarem iguais a Harry após tomar a poção de Polissuco foi tão complexa, que o Daniel Radcliffe teve que a gravar perto de 90 vezes apenas para aquele plano.

18Desta não estás à espera…

O ator que interpretou Bill Weasley (Domhnall Gleeson), um dos irmãos de Ron, é na verdade filho do ator Brendan Gleeson, que entra também no filme como Alastor Moody, mais conhecido por Mad-Eye.

19Lealdade

Em todos os planos onde aparece o Voldemort e a Bellatrix Lestrange juntos, ela move-se sempre de forma a ficar do seu lado direito, que tradicionalmente reflete a posição do mais fiel e leal seguidor.

20Weaslys!!!

No último filme, a frase que Julie Walter (mãe de Ron) diz a certa altura a Bellatrix Lestrange – “Not my daughter, you bitch” (A minha filha não, cabra) – é, segundo ela, a sua frase preferida de toda a sua interpretação como Molly Weasly.