Brian Michael Bendis irá estar na Comic Con Portugal 2017 nos dias 14, 15, 16 e 17 de dezembro. Neste artigo vamos falar um pouco sobre o que o torna um convidado tão interessante.

1. O Passado

Brian Michael Bendis nasceu a 18 de agosto de 1967, em Cleveland, Ohio. Decidiu aos 13 anos que queria trabalhar na indústria da banda desenhada e escrevia já os seus próprios comics.

Mais conhecido pela sua escrita, na verdade Bendis começou profissionalmente pelo desenho. Trabalhou em jornais (incluindo o The Plain Dealer) e chegou a fazer caricaturas.  Na banda desenhada, começou com crime e noir e só depois passou aos super-heróis, aos quais se mantém fiel até hoje.

O seu trabalho na Marvel lançou-o para a ribalta mas o ilustrador/escritor de BD tem um grande espólio em nome próprio. Entre as editoras de banda desenhada com as quais trabalhou e que publicaram o seu trabalho destacam-se a Caliber Comics, a Image Comics e a Icon Comics. 

Bendis ganhou reconhecimento pelo seu trabalho na colecção de banda desenhada Ultimate Marvel. Participou também em 100 números de X-Men e em incontáveis outros projetos da Marvel. Publicou recentemente um livro sobre banda desenhada, “Words for Pictures”, que se tornou rapidamente num bestseller, como tantos livros da sua autoria.

A par do seu trabalho nos quadradinhos, Brian é o cocriador e consultor da série “Jessica Jones” da Netflix, produtor executivo e guionista da série da Sony baseada em “Powers”, da sua autoria e de Mike Avon Oeming. Também “Scarlet”, publicada em nome próprio com Alex Maleev, está a ser adaptada pelo Cinemax. Já no cinema Brian fez parte do departamento criativo da Marvel, onde foi consultor desde o primeiro “Homem de Ferro” até ao filme “Capitão América: Guerra Civil”.

Os prémios são uma constante na carreira de Bendis. Em destaque temos os 5 Prémios Eisner que conquistou pelo seu trabalho em vários projetos da Marvel, incluindo “Daredevil” e “Powers”.

2. O Presente

Em novembro Bendis assinou com a DC Comics, para a qual passará a trabalhar em exclusivo.

Brian Michael Bendis na 4ª Edição da Comic Con Portugal

Hoje temos novidades!!O próximo convidado de Banda Desenhada e Literatura tem uma mensagem muito especial para todos vocês! Brian Michael Bendis está confirmado para a 4ª edição da Comic Con Portugal.? Não percas a oportunidade de conhecer Brian Michael Bendis e os restantes convidados, garante já a tua presença: http://bit.ly/bilhetes_ccpt17#CCPT #BD&Literatura #BrianMichaelBendis

Posted by Comic Con Portugal on Donnerstag, 12. Oktober 2017

3. Curiosidades

  • Foi uma exposição sobre o Super-Homem que convenceu Bendis a ‘trocar’ a Marvel pela DC Comics.
  • Ensinou ‘escrita criativa’ na Universidade de Oregon em 2013 e ocasionalmente fá-lo na Portland State University.
  • Quando cria uma personagem inspira-se sempre em alguém que conhece numa primeira fase criativa. Por exemplo, a Tia May de “Ultimate Spider-Man” foi criada com a sua mãe no pensamento.