VACATION

O filme “Férias” traz nos Rusty Griswold (Ed Helms), que surpreende a sua mulher Debbie (Christina Applegate) e os seus filhos James (Skyler Gisondo) e Kevin (Steele Stebbins) com uma viagem através dos EUA até ao Walley World, tentando replicar a viagem que fez na sua infância com o seu pai Clark Griswold (Chevy Chase), que se pode ver no filme “Que Paródia de Férias” de 1983.

No entanto este filme, não tem o charme que o original conseguia transmitir, nem irá provavelmente persistir na memória coletiva das audiências da forma que o primeiro conseguiu. Tem algumas situações engraçadas, e é possível rir com esta comédia, mas o humor foge para o vulgar e por vezes para temas algo pesados: acidentes com vacas, banhos num lago de esgoto e excrementos, GPS a gritar em Coreano, o passado sexual da Debbie, a obsessão do Kevin em sufocar pessoas com sacos de plástico, camionistas pedófilos.

_DSC6085.DNGTudo neste filme convida a fazermos comparações com o original, infelizmente para o filme, porque no geral sentimos que estamos a rever o filme original aquecido no micro-ondas no dia seguinte. Com isto não quero dizer que o original era uma obra de arte, mas pelo menos tinha charme, e sentíamos uma ligação entre os personagens, neste filme sentimos que os personagens conheceram-se pouco antes de rodarem o filme, não havendo uma empatia genuína. Filme de consumo rápido, sem capacidade de se tornar memorável.