Já é mais que sabido que a estreia de “Star Wars: O Despertar da Força” chegou em grande, quebrando inumeros recordes em todo o globo.

É verdade, exactamente 10 anos depois do ultimo filme da franquia intitulado de “A Vingança do Sith”  e mais de 30 anos do “Retorno de Jedi”, Star Wars lança o seu sétimo episódio. Comprada pela Disney, foi em 2013 que se tornou oficial uma nova trilogia.

A história passa-se cerca de 30 anos depois dos eventos contados em “Retorno de Jedi” e apresenta-nos a história de Rey (Daisy Ridley), uma jovem orfã sucateira de Jakku que sobrevive graças aos restos de naves abandonadas no seu planeta, depois da grande guerra travada no sexto episódio. Com a ajuda de um ex. StormTrooper, FN-2187 (John Boyega)  e de um pequeno droide, BB-8, Rey irá despertar a força que precisa para enfrentar a Primeira Ordem liderada pelo mestre Snoke (Andy Serkis).

Star Wars: The Force Awakens L to R: Finn (John Boyega) and Poe Dameron (Oscar Isaac) Ph: Film Frame © 2014 Lucasfilm Ltd. & TM. All Right Reserved..
© 2014 Lucasfilm Ltd. & TM. All Right Reserved..

O realizador J. J. Abrams, conhecido por dirigir sucessos de bilheteiras como Star Trek e Mission: Impossible 3, utilizou o mesmo método do criador George Lucas, de escolher atores relativamente desconhecidos do grande público. Temos o caso da personagem principal, Daisy Ridley que era uma total desconhecida para o publico em geral.

Com apenas dois filmes no seu histórico (num deles, as suas cenas foram deletadas) esta rapariga londrina de apenas 23 anos fez furor interpretando na perfeição a jovem Rey. Ainda sobre J. J . Abrams, embora muitos elogios viessem devido ao seu excelente currículo, a direção do filme foi bastante criticada desde o início por uma parte do público. O roteiro foi escrito por Michael Arndt (Hunger Games: Em Chamas) em conjunto com um dos roteiristas originais de dois dos filmes da primeira trilogia (O Império Contra-Ataca e O Retorno De Jedi), seguindo e respeitando os ideais da franquia.

Star Wars: The Force Awakens L to R: Chewbacca (Peter Mayhew) and Han Solo (Harrison Ford) Ph: Film Frame ©Lucasfilm 2015
©Lucasfilm 2015

Podemos esperar ver os personagens originais da primeira trilogia: Han Solo (Harrison Ford), Lea Organa (Carry Fisher), Chewbacca (Peter Mayhew), entre outros, bem como novas e excelentes aquisições ao elenco: Poe Dameron (Oscar Isaac), Kylo Ren (Adam Driver) e  General Hux (Domhall Gleeson).

A intregração entre os atores mais e menos experientes foi boa, o que resultou numa melhor fluidez de atuação. O filme apresenta um tom já bastante conhecido pelos fãs desta franquia, com bons momentos capazes de arrancar uma boa gargalhada a quem o está a assistir, ao mesmo tempo que aborda um tema mais sério. Os efeitos especiais são no geral básicos, ainda que perfeitos.

Star Wars: The Force Awakens Ph: Film Frame © 2014 Lucasfilm Ltd. & TM. All Right Reserved..
© 2014 Lucasfilm Ltd. & TM. All Right Reserved..

O 3D não é algo obrigatório ainda que quem tiver oportunidade de o ver, experimente, não se irá de certo, arrepender. A banda sonora ficou a cargo de John Williams que infelizmente não nos cativou. De certo não será um filme lembrado pela sua banda sonora. No geral, penso que toda a gente conhece a banda sonora da saga e sabem como é, por isso não vamos tocar mais nessa tecla.  A não esquecer, a fantástica e contagiante campanha publicitária em torno do regresso da saga Star Wars, criada para prender a atenção dos miúdos e chamar os graudos a acompanhar as aventuras dos seus velhos heróis.

Muitos fãs tinham medo do que a saga se iria tornar depois da compra por parte da Disney. Acho que depois deste filme, esses medos foram de certo afastados. Recomendo vivamente a visitarem uma sala de cinema este fim de semana e a começarem as férias da melhor maneira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui