Debaixo do Céu

Três milhões de refugiados rumam a sul. Nenhum judeu estava a salvo. Como conseguiram sobreviver? Em que circunstâncias? Que viagem foram obrigados a fazer?
Tabela de Conteúdo

Houve judeus que, antevendo os maus tempos que se avizinhavam, deixaram Berlim em 1933, enquanto outros, não acreditando que a situação política se deteriorasse, ali permaneceram até ser tarde demais.

Hitler desenvolve rapidamente uma ideologia anti semita e em simultâneo a indústria bélica. Invade grande parte da Europa e estende a perseguição aos judeus nos territórios que ocupa. Com a tomada de França em 1940 cai um bastião da liberdade.
Três milhões de refugiados rumam a sul. Nenhum judeu estava a salvo. Como conseguiram sobreviver? Em que circunstâncias? Que viagem foram obrigados a fazer?
Mais de cem mil destes judeus tiveram uma coisa em comum: a sua passagem por Portugal onde viveram em zonas de residência fixa.
Portugal, um país conservador, sob a ditadura de Salazar, acolheu então uma grande população de Judeus refugiados, o que causou grande impacto social no país.
A partir de 1942 começaram a circular rumores de histórias de horror sobre os campos de concentração de Hitler, onde o homicídio em massa de judeus acontecia.
Portugal foi apenas um lugar temporário para os judeus que lutavam para recomeçar as suas vidas com tudo o que isso implicava: vistos para novas terras, meios de transporte, dinheiro, sobrevivência…
Portugal foi um enorme porto de esperança.
Neste documentário, tratamos a realidade que se expõe acima utilizando o ponto de vista de um conjunto de protagonistas que intervirão no filme nos dias de hoje e nos levarão ao que presenciaram e viveram quando eram uns crianças e outros adolescentes.

O que achaste? Segue-nos @cinema_planet no Instagram ou no @cinemaplanetpt Twitter.

Partilha este artigo: