Aproveitando a data festiva que comemoramos hoje – Dia de S. Valentim – deixo-vos aqui uma pequena lista com alguns dos romances de que mais gosto.

Se és como eu, que gosta de ver um bom filme em casa nesta época, porque não incluir nos planos deste dia a visualização de um destes filmes?

1. Antes de Amanhecer

Um dos filmes mais mágicos de sempre, “Antes do Amanhecer” apresenta-nos a história de Celine (Julie Delpy), uma estudante parisiense, e Jesse (Ethan Hawke), um turista americano, que se conhecem num comboio que rumava a Viena. Apenas com a curta conversa que manteve com ela durante a viagem de comboio, Jesse sentiu uma ligação entre os dois. Poucos momentos antes de sair do comboio, convidou-a para ficar com ele em Viena até à manhã do dia seguinte, uma vez que teria de apanhar um avião para casa. Celine aceitou. Como ele não tinha dinheiro para ficar num hotel, o plano seria passear pela cidade até à hora do voo.

Enquanto passeavam pela capital da Áustria, os dois falavam sobre tudo: as suas filosofias de vida, as razões que os motivaram à viagem, falando inclusive sobre o amor.
A química de ambos é inegável e à medida que o tempo escasseia, começam a considerar a possibilidade de voltarem a ver-se. Mas será que isso acontece?

A ideia do filme surgiu numa noite em que o realizador Richard Linklater passeou pela cidade de Filadélfia com uma mulher que conheceu chamada Amy. Eles mantiveram-se em contacto por algum tempo, até deixarem de falar completamente. O realizador nunca mais ouviu falar dela, nem mesmo quando o filme foi lançado em 1995. Só passado algum tempo é que ele descobriu que Amy tinha falecido num acidente, poucos anos depois de se terem conhecido.

2. Titanic

Este é o filme que simplesmente não poderia faltar em qualquer lista. Um dos filmes mais premiados pela academia, “Titanic” conta a história de Jack (Leonardo DiCaprio) e de Rose (Kate Winslet) que se conhecem a bordo do Titanic. Rose, uma rapariga da sociedade, está noiva de um homem que a mãe escolheu, que está atraído unicamente pela sua fortuna de família. Jack é um artista de poucas posses, tendo ganho o bilhete para embarcar no “navio dos sonhos” através de um jogo de poker.

Um amor improvável acontece, o que deixa a mãe e o noivo de Rose furiosos, uma vez que esta relação pode manchar o nome da família e estragar os planos ao noivo interesseiro.

Uma história de amor trágica, que termina com o naufrágio do navio após um embate num icebergue, revoltando alguns fãs com o desfecho que poderia ter deixado menos margem para dúvidas. Ainda assim, Titanic é sem sombra de dúvidas um dos romances predilectos dos espectadores.

Sabias que se retirares os créditos iniciais, finais e também as partes do filme que relatam os acontecimentos presentes,  a duração do filme corresponde ao tempo exato que o “navio dos sonhos” demorou a afundar?

3. Eduardo Mãos de Tesoura

Não é de todo uma escolha óbvia, como os outros dois são, mas “Eduardo Mãos de Tesoura” de Tim Burton tem uma magia muito especial, que se insere nesta quadra romântica de uma maneira desafiante.
Edward (Johnny Depp) é o resultado de uma invenção de um cientista que, de forma inesperada, morre antes de lhe conseguir terminar as mãos, ficando este com tesouras no seu lugar. O cientista vivia sozinho numa casa no alto de uma colina, pelo que aquando a morte do mesmo, Edward teve de aprender a viver sozinho.
Um dia, Peg Bogs, uma vendedora de cosmética, decide ir à casa do alto da colina numa tentativa de vender os seus produtos. Quando o conhece, Peg decide que vai levá-lo consigo para sua casa.

É tudo muito novo para Edward. Ele tem de adaptar-se aos hábitos da sociedade após muito tempo sozinho. Inicialmente, há uma grande recetividade, tendo ele começado a cortar os cabelos às pessoas da comunidade e a aparar as sebes dos vizinhos. Outra coisa que muda é o aparecimento de novas emoções, nomeadamente quando se apaixona por Kim (Winona Ryder), filha de Peg Bogs. Infelizmente, o contexto muda, e o que ao início parecia um mar de rosas, deixa de o ser mais tarde…

Winona Ryder abdicou de participar no filme “The Godfather III”, para participar em “Edward Mãos de Tesoura”, e ao que parece a pedido de Johnny Depp.

Johnny Depp, OBRIGADA POR ISSO!!!