Hoje, dia 18 de janeiro, pelas 23h10, a RTP2 exibirá o filme “Fellini 8 ½” de Frederico Fellini. Um filme inédito sobre o próprio cinema onde Marcello Mastroianni representa um alter ego do realizador, Fellini.

Guido Anselmi, um afamado e com grande sucesso realizador de cinema, está envolvido na filmagem de um filme dispendioso e bastante ambicioso, no qual este acaba por se sentir totalmente perdido.

Assim, acaba por se refugiar numas termas nas proximidades do local de rodagem. É neste local que Guido é visitado pela sua amante, Carla e, posteriormente, pela sua resignada mulher, Luísa.

Fellini 8 ½

Ver também: O Melhor de 2018 – 15 filmes de realizadores estreantes

Guido encontra-se completamente cercado por elementos da produção do filme, algo que acaba por pressioná-lo, bem como por atrizes que ambicionam um papel e intelectuais que lhe querem vender as mais diversas ideias.

Para fugir a todas estas preocupações, Guido mergulha nas suas fantasias sexuais e nas suas recordações de infância. Por fim, acaba por regressar ao local de rodagens, preparado para renunciar a tudo, contudo, o público incita-o a continuar.

“Fellini 8 ½” é um dos mais aclamados filmes de toda a história do cinema sobre o próprio cinema. Fellini, após o enorme sucesso de “A Doce Vida” e em crise de inspiração decide, em 1963, criar esta confissão cinematográfica, acabando por ser um autorretrato ficcionado.

Marcello Mastroianni dá corpo ao alter ego de Fellini, no papel do cineasta de sucesso em crise de inspiração e que acaba por se refugiar nas suas fantasias e memórias.

“Fellini 8 ½” será exibido hoje, dia 18 de janeiro, pelas 23h10, na RTP2.