O festival de animação MONSTRA já tem programa

Tabela de Conteúdo

O programa da MONSTRA, o festival de animação de Lisboa, já está disponível. Promete, entre muitas outras coisas, homenagear o cinema de animação estónio.

A Estónia comemora 100 anos de independência do Império Russo este ano e serão oriundos de lá cerca de 140 filmes que serão apresentados no decorrer do festival, desde filmes históricos a contemporâneos e desde retrospectivas de realizadores a longas-metragens.

Do programa também faz parte uma sessão de curtas estereoscópicas e a longa “Lisa Limone e a Laranja Maroc, uma Rápida História de Amor”, de Mait Laas, como forma de louvar o primeiro país europeu a fazer filmes em estereoscopia.

“A Idade da Pedra” terá a sua ante-estreia no dia 7 de março, um dia antes da abertura do festival. O realizador Nick Park irá dar uma masterclass e apresentar os seus filmes no dia 10 de março. Emanuel Nevado, da equipa de animação, também marcará presença no evento.

A competição internacional de longas-metragens terá participações de sete filmes de diferentes países.

Lista de filmes:

  • “The Breadwinner”, realizado por Nora Twomey e nomeado para os Óscares de 2018 como Melhor Filme de Animação;
  • “Have a Nice Day”, realizado por Liu Jian da China, que tem sido alvo de censura no seu próprio país;
  • “Ethel & Ernest”, realizado por Roger Mainwood;
  • “Cinderella The Cat”, realizado por Ivan Cappiello, Marino Guarnieri, Alessandro Rak e Dario Sansone;
  • “Rabbit Schoole”, realizado por Ute von Münchow-Pohl;
  • “The Oddsockeaters”, realizado por Galina Miklinova;
  • “A Silent Voice”, realizado por Naoko Yamada.

MONSTRA

A MONSTRA terá secções de competição de curtas-metragens, competição de estudantes, competição de curtíssimas (filmes até 2 minutos) e a competição Monstrinha (dedicada ao público mais novo). Haverá também o Prémio Vasco Granja / SP Autores, que será disputado por 12 curtas portuguesas, e o Prémio Amendoim de Ouro, uma competição de curtíssimas cuja selecção de filmes será levada à Praça Luís de Camões de 1 a 10 de março pela companhia Ciné Troupe no Cinema Mais Pequeno do Mundo.

MONSTRA

Mas nem só de competições de faz o evento e há um rico leque de sessões e secções familiares dedicadas aos miúdos e aos graúdos que tenham medo de ir ver a MONSTRA sem a companhia dos pequenos. Durante os fins-de-semana haverá sessões gratuitas no Baby Monstra (para crianças até aos três anos), workshops, curtas estoianas e longas-metragens para toda a família.

A MONSTRA estará em Lisboa de 8 a 18 de março.

O que achaste? Segue-nos @cinema_planet no Instagram ou no @cinemaplanetpt Twitter.

Partilha este artigo:
Translate »