O primeiro festival do género irá chegar ao Porto e o pontapé de saída para o evento partirá de um novo clube intitulado Cine Futebol Clube.

Durante os dias 8 e 9, os interessados poderão dirigir-se às Galerias Lumiére de modo a conhecerem um pouco mais sobre a história do futebol através do grande ecrã.

Publicidade

A ideia surgiu de um grupo de jornalistas que gostava de explorar filmes e curtas-metragens focadas no desporto mais popular em Portugal e um pouco por todo o mundo. Francisco Ferreira, membro da organização, em declarações ao JPN refreriu que este ano será um “ano zero” de modo a ver se o evento tem o sucesso desejado.

O organizador acredita que com este evento, a audiência terá contacto com uma outra realidade do futebol que muitos portugueses desconhecem. “Uma vitória para nós seria que as pessoas, além de conhecerem estes conteúdos, encontrassem aqui um ponto de partida para desenvolverem um bocadinho a paixão pelo futebol, já com outra perspetiva”.

Nos dois dias existirão três filmes e um debate. Na sexta-feira, dia 8, sexta-feira, será exibida a curta “Ernesto no País do Futebol” e os dois documentários “El otro fútbol” e “Pelada“. Já no sábado, dia 9, o destaque vai para os documentários “The Other Final” e “Kicken für die Krone – The Mouse That Scored“, antecedidos pela curta-metragem “O Primeiro João”.

Além das exibições serão debatidas duas questões relativas a futebol: “Futebol, uma paixão transversal” e “O Sonho no Futebol”. A entrada em ambos os dias é gratuita, inciando-se às 21h00.