Este festival de cinema online, ‘We Are One: A Global Film Festival’, com duração de 10 dias, irá reunir o programa de 20 festivais ao redor do mundo.

O festival de cinema de Londres BFI, junta-se ao festival de cinema online “We Are One: A Global Film Festival”. Ao festival de Londres, juntam-se também Cannes, festival de Berlim, de Veneza, entre outros dezasseis que montam o programa.

 Com data de estreia para dia 29 de maio, o projeto organizado pela Tribeca Enterpises, tem como objetivo  atrair um público internacional que não só terá oportunidade de aceder a um programa imenso de diversos festivais, como também terá a oportunidade de doar dinheiro diretamente para a World Healt Organization (WHO) na luta contra os afetados pelo COVID-19.

O CEO da Tribeca, Jake Rosenthal, afirma que:

“… o cinema adquire um papel poderoso ao inspirar pessoas ao redor do mundo, e de culturas diferentes, a unirem-se para tornar o mundo melhor. E tudo o que mundo precisa neste momento, é de se curar e ficar melhor.”

Apesar de uma excelente iniciativa, que promete reunir o mundo numa grande festa do cinema em formato online, vale a pena refletir no efeito que uma proposta destas tem para o funcionamento de festivais no futuro. Com o avanço de vários filmes para plataformas de streaming, cada vez mais o futuro da sétima arte caminha para a pequena tela. Basta observar a cadeia de cinemas norte-americana AMC Theatres, que avança para já que todos os filmes da Universal não serão mais exibidos no seus cinemas, após o estúdio ter lançado “Trolls: Tour Mundial” diretamente para video on demand.

A decisão da AMC tornou-se ainda mais firme depois da Universal referir que após a reabertura das salas de cinema, vários dos seus filmes serão lançados no grande ecrã ao mesmo tempo que em digital, o que obviamente prejudica os cinemas, cuja exibição dos filmes deixa de ser exclusivo. Com o desenvolver da situação em que vivemos, cada vez mais o cinema se move para dentro das nossas casas, resta esperar para ver o efeito das escolhas do estúdio após o final deste surto.

Lista de festivais que já aderiram:

Tribeca ; Toronto ; Venice ; Cannes ; Berlim ; Locarno ; New York ; San Sebastian ; Tokyo ; Sydney ; Rotterdam ; Annecy ; BFI Londo ; Karlovy ; Guadalajara ; Macao ; Jerusalem ; Marrakech ; Sarajevo

O festival “We Are One” é de acesso grátis e pode ser visto a partir do dia 29 deste mes através de: YouTube.com/WeAreOne.