Banda Desenhada Destaques

Fidel Castro e as suas aventuras na banda desenhada

  • Novembro 28, 2016
  • 3 min read
Fidel Castro e as suas aventuras na banda desenhada

Fidel Castro, polémico líder cubano, quebrou as fronteiras da política e infiltrou-se no imaginário mundial, influenciando até BD. Recordamos as melhores.

Castro

reinchard-kleist-castro

Novela gráfica do multifacetado Kleist. Uma quase-biografia de Fidel, em que um jovem jornalista se vê envolvido na revolução cubana e a vê da forma como Fidel idealiza o mundo. Conta com o prefácio e auxílio de Volker Skierka, biografista de Fidel Castro. Em preto-e-branco, uma leitura forte.

Autor: Reinhard Kleist
Ilustrações: Reinhard Kleist

Fury Max: My War Gone By

fury-maxUma abordagem mais comic bookiana feita pela Marvel. Nick Fury, Guerra Fria, Havana, 1961. Embora a série de 13 livros não gire à volta de Fidel, há várias referências às tentativas de acabar com o seu regime e com a sua vida por parte de Nick Fury, incluindo um papel interessante do Coronel na Invasão da Baía dos Porcos. 

Autor: Garth Ennis
Ilustrações: Goran Parlov

Time Lincoln: Cuba Commander

time-lincoln-cuba-commanderUma abordagem fantástica ao presidente americano Abraham Lincoln. Lincoln e a sua equipa de viajantes do tempo entram numa aventura espácio-temporal, mesmo antes do seu assassinato. Uma das ameaças a enfrentar é o Cuba Commander Fidel Castro. Há que acrescentar o nome do némesis de Lincoln: Void Stalin.

Autor: Fred Perry
Ilustrações: Fred Perry

Killing Castro

killing-castroEsta sátira publicada pela Caliber está repleta de bizarros incidentes e espionagem ridiculamente inacreditável por parte da CIA, com o objetivo de capturar ou desacreditar Fidel Castro durante a Guerra Fria. O mais impressionante é que os insólitos acidentes e tentativas de infiltração nos círculos de Fidel são baseados em documentos divulgados pela CIA.

Autor: Jason Ciaccia
Ilustrações: Aaron Norhanian

Invasion!

invasion-dc-comicsTambém a DC Comics incluiu o líder da revolução cubana nos seus trabalhos. “Invasion!” é um crossover dos anos 80 composto por três livros. A aliança de raças alienígenas dos vários cantos do mundo DC tem como objetivo infiltrar e conquistar a Terra. Uma das missões, confiada a uma raça de shapeshifters – os Durlans -, consiste na invasão de Cuba para substituir Fidel, e no seu governo para aceder ao poder nuclear.

As séries DC da CW irão ter um massivo crossover baseado nesta série de três livros. Junta “Supergirl”, “The Flash”, “Arrow” e “DC’s Legends of Tomorrow”.

Autor: Keith Giffen e Bill Mantlo
Ilustrações: Todd McFarlane e Bart Sears

About Author

Diana Palmeiro

Librarian, Oncer e Gryffindor. Séries, comics e teorias da conspiração, é comigo. Pla'netando desde Dezembro de 2015.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *