A vida e obra da icónica pintora mexicana Frida Kahlo estará no centro de um novo filme de animação pela mão das empresas baseadas no Reino Unido  Lupus Films e Universal Content Group. Paloma Baeza será a realizadora que encabeçará o projeto que ainda não tem título e está em desenvolvimento atualmente, segundo notícia avançada em exclusivo pela publicação Variety.

Salma Hayek produziu e foi a estrela de uma biografia de Kahlo, “Frida”, que acabou por arrecadar 6 nomeações para prémios nos Óscares. O filme de animação focar-se-á na vida da pintora de forma celebratória, trazendo uma visão objetiva da artista e da sua vida privada. São ainda conhecidos poucos elementos mas sabe-se que será um filme de animação em 2 dimensões com alguns ângulos de live-action.

Publicidade

Paloma Baeza, ela própria com raízes mexicanas, ganhou um BAFTA para melhor curta de animação com “Poles Apart” e está atualmente a trabalhar no híbrido de Alex Garland, filme de animação também com elementos de live-action, “The Toymaker’s Secret”, para a  Sony Tristar.

Frida Kahlo

A primeira longa-metragem da Lupus Films foi a adaptação de “Ethel and Ernest” de Raymond Briggs e foi muito bem recebido depois de estrear em 2016 no Festival de Cinema de Londres, para além de ter recebido o apoio do British Film Institute. Em curso têm outros trabalhos, nomeadamente uma versão animada da obra de Michael Morpurgo, “Kensuke’s Kingdom”, que conta com as vozes de Sally Hawkins, Cillian Murphy e Ken Watanabe.

Vê também: Director’s Profile – Laura Luchetti

Na televisão, produziu especiais como “The Snowman and The Snowdog” e “We’re Going on a Bear Hunt” e encontram-se a produzir uma versão do clássico livro de Judith Kerr “The Tiger Who Came to Tea”.

A Lupus Films encontra-se ainda a desenvolver o filme de animação sobre Frida Kahlo em colaboração com a Universal Content Group, parte da Universal Pictures Home Entertainment e unidade dentro da Universal Filmed Entertainment Group.