“Terra Nova” é reconvertido em série de 13 episódios e salta a passagem pelas salas de cinema portuguesas para uma estreia na RTP.

A grande produção portuguesa “Terra Nova” deveria ter estreado a 19 de Março, mas foi adiada para o verão quando a pandemia obrigou ao encerramento dos cinemas.

No entanto, foi agora anunciado que a estreia em cinema foi cancelada, dando lugar a uma série de 13 episódios, que começará a ser transmitida na RTP já a 3 de Junho.

Com um grande elenco com nomes como Virgílio Castelo, Vítor Norte, João Catarré e Miguel Borges, o filme segue um grupo de pescadores do lugre bacalhoeiro Terra Nova, cujo capitão decide arriscar numa travessia até à Gronelândia, num ano em que o bacalhau é escasso.

“Terra Nova”, o filme, foi realizado por Artur Ribeiro (“Equador”), com argumento baseado na obra literária de Bernardo Santareno, “O Lugre” e segue apenas a travessia marítima. A série, com realização de Joaquim Leitão (“Até Amanhã, Camaradas”), acompanha as personagens antes e depois da viagem.

A série “Terra Nova” estreia às 21h de 3 de Junho na RTP1. O filme estreará em data a definir no 2º semestre do ano.