A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem pressionado as recomendações aos estados-membros para passarem a classificar os filmes com personagens fumadoras como sendo para maiores de 18 anos.

De acordo com o diretor da OMS, Douglas Bettcher, o ato de fumar nos filmes poderá ser encarado como uma forte promoção aos produtos à base de tabaco”.

sexy-smokers-in-a-single-man

O diretor da OMS, em declarações ao Departamento de Prevenção das Doenças Não Transmissíveis, alerta para a influência que os filmes com fumadores podem ter para um público mais jovem. Apesar de existirem cada vez mais restrições nos media face a temas relacionados ao tabaco, o cinema continua a apresentar livremente o ato de fumar.

A organização acredita que a limitação de exposição visual de cenas com fumadores a jovens ajudará a retardar o início do vício, bem como atenuar as doenças que advêm do consumo do tabaco. A Direção Geral de Saúde dos Estados Unidos parece partilhar da mesma posição que a OMS, referindo num relatório que a ação reduziria em cerca de 20% o número de jovens fumadores.

Os Centros de Prevenção e Controlo de Doenças nos Estados Unidos revelaram que em 2014, cerca de seis milhões de adolescentes começaram a fumar depois de terem sido expostos a cenas de películas nas quais aparecem fumadores.