Numa altura em que o realizador polaco anda nas bocas do mundo com o seu “Guerra Fria”, a RTP2 retoma o seu trabalho anterior, “Ida”, igualmente bem acolhido tanto pela crítica, como pelo público. Será transmitido a 7 de Janeiro, às 23h05.

Dono de uma belíssima fotografia a preto e branco, o filme acabaria por tornar-se no primeiro de origem polaca a ganhar o Óscar para Melhor Filme Estrangeiro, em 2015, mas o seu percurso pelos inúmeros festivais internacionais já fazia antever o seu sucesso cinematográfico e artístico.

Publicidade
Vê também: Brooklynn Prince de “The Florida Project” realizará uma curta-metragem

Ida

Considerado, em 2016, como um dos melhores filmes deste novo século, a verdade é que a história e, sobretudo, a sua protagonista mantêm o espectador colado ao ecrã. Ida ou Anna é interpretada por Agata Trezebuchowska cujo magnetismo é inegável, apresentando-se assim como uma das grandes mais valias do filme.

Acompanhando Anna (cujo verdadeiro nome é Ida), uma rapariga que está prestes a tornar-se freira católica na Polónia dos anos 60, o espectador irá partir numa viagem para conhecer a família que lhe resta. Com a sua tia, percorrerá o interior do país para conhecer o destino da família depois da ocupação alemã durante a Segunda Guerra Mundial. Mais um grande filme que não podem perder!